terça-feira, 24 de março de 2009

A Origem da Grande Depressão de 2008 (34). Novela



Está toda a gente a carregar brutos reservatórios de água e geradores para os prédios. Que vão desabar pois claro. O peso é tremendo, as estruturas estão envelhecidas. Que grande desorganização. É só irresponsáveis. Incompetentes… e é claro acompanhados de muitos aventureiros. Isto é o inferno. Tudo funciona na horripilante mentira. Na genuína mitologia Bantu.



Não efectuou o seu abate, o que representa mais uma fuga ao fisco. Se considerarmos como média os 101.000 dólares de fuga ao fisco, vezes 1.000 empresas teremos 101.000.000.00 – cento e um milhões de dólares. Vezes 2.000 empresas, teremos 202.000.000.00 – duzentos e dois milhões de dólares. Por aqui se pode ver facilmente porque é que Angola é o Eldorado. Todos querem vir para aqui, porque o enriquecimento é fácil. O valor é muito superior devido às grandes corporações, especialmente as de construção civil. Esta quantia serviria perfeitamente para criar empregos, e ajudar imenso a combater a fome. Mas, é preferível andar à deriva.


No exercício seguinte Elder burla o fisco com a emissão de documentos falsos no valor de… 3.800.000.00 – três milhões e oitocentos mil dólares. É o que se chama ganhar muito dinheiro sem trabalhar. Este país é maravilhoso. Interessante é notar que numa das suas empresas fictícias as iniciais são…SS.


Oiço gritaria em baixo. pode ser o Elder. A barulheira está próxima. É ele:

- cheguei, estás bom?

-Estou.

- Deixa-me despachar estes gajos que já falamos.


não havia ninguém. Perguntei-lhe:

- Elder o que é que aconteceu com a Secretária?

- Ainda não sabes?

- Não.

- Ela e o chefe da padaria vão casar.

- Oh!

- Foi amor à primeira vista. Ela não tratou nada da matrícula. Ia mas era encontrar-se com ele. Bastou ele oferecer-lhe um telemóvel, e já está. Ela está convencida que a padaria lhe garante muito dinheiro. Já está grávida.

- E o Jacinto?

- Porra! O gajo queria vender a boate, e ficar com o dinheiro. Disse-me que tinha o armazém cheio de comida, mas era mentira. Ficou com o dinheiro. Mandei-o embora.

- Elder, o Chileno não apareceu mais.

- Vendeu o computador dele, e com o dinheiro, comprou um bilhete de passagem e voou para o Chile.

- E os cubanos?

- Esses são muito vivos. Queriam muito dinheiro, não aceitei.

- Elder sabes que o Director parece que já foi…

- Já tem o dinheiro que queria, agora falto eu.

- Vi na documentação, grandes pagamentos duvidosos.

- É para veres, nós somos parvos. Aqui quem for honesto está fodido.

- O novo director quer a contabilidade em dia.

- Sem o Director, agora estamos fritos. Faz o que puderes.

- Vais vender a boate?

- Vou. Simulei que a estava a reabilitar. Ao vendê-la fico com um bom lucro. Compradores não faltam. Também vou vender as instalações de uma pequena empresa que fingi estar em funcionamento. Também me vai dar um bom lucro.

- Isso é especulação imobiliária.

- Mas o que é que tu queres? Estavas à espera de quê?


Elder foi para a Namíbia. Antes disse-me que demoraria quinze dias. Para prosseguir o meu trabalho teria o apoio do Heitor. Que alguns clientes viriam porque estavam interessados nos nossos serviços. A alimentação ser-me-ia enviada regularmente, para que o meu trabalho fosse mais produtivo. Passou um mês. A alimentação era enviada irregularmente, isso ocasionava que almoçasse fora de horas, e algumas vezes faltava. Aparecia um cliente e eu não sabia como fazer. Simplesmente interrompia a refeição, o que não é nada saudável.


Foto: Angola em fotos


Sem comentários: