segunda-feira, 23 de março de 2009

A origem da grande depressão de 2008 (33). Novela



A aprendizagem demora muito tempo. Formar um Homem envolve muitos custos. Hoje em dia ninguém está interessado em formar nada. Investir na educação é muito caro, investir na má-educação é muito barato. É por isso que os políticos e as suas políticas quando abrem as bocas todo o edifício se desmorona. Porque faltou-lhe o investimento educacional.



Nos Caminhos de Luanda a Chefe informa-me que será nomeado um novo director. Aproveito para lhe perguntar:

- E o Director?

-Oh! Já ganhou, ou melhor, já roubou o suficiente. Vai para a sua terra, para Portugal.

Sabia que ele era português, mas fingi que desconhecia:

- Parece-me que ele é angolano. Quando reinaugurava algo aparecia fardado e armado… vi isso na televisão.

- Aquilo era uma pura palhaçada, percebe? O que ele queria era dar nas vistas, chamar a atenção de que era um grande revolucionário. É mais um português colonialista, disfarçado de comunista.

- E não era?

- Não, de maneira nenhuma. O que ele queria era dinheiro. lhe disse que ele raramente aparecia aqui. Não ligava a nada. estava preocupado com as comissões que as empresas lhe pagavam no estrangeiro. Ele é que fazia os contratos. Como isso começou a dar nas vistas suspenderam todos os investimentos. Como tem o suficiente, vai-se embora. Olhe, aproveito para lhe dizer que o novo director antes de tomar posse, está a exigir a apresentação de contas. Disse que vai pôr o Director em tribunal. É por isso que ele a qualquer momento vai embarcar.

- Mas não temos condições de trabalho.

- Este não quer saber disso. Diz que se pagamos o problema não é nosso. E que nada temos a ver com a sua empresa. O responsável pela contabilidade é o senhor. Recomendo-lhe que se safe como puder.

Tentei defender-me:

Sempre a eterna questão. O técnico de contas é que é o culpado de tudo. E mais: lembro-lhe que estou num país em que os contabilistas não gozam de protecção.

A Chefe saiu sem me dar atenção.


Heitor vinha sempre ao fim da tarde enviar e receber faxes. Disparo-lhe:

- O doutor?

- O Elder diz que no fim-de-semana está aqui.


No último exercício contabilístico e depois do fecho das suas contas, notei o seguinte: Elder parte para a Europa em Dezembro. Regressa em Fevereiro do ano seguinte. Não pagou os vencimentos de Dezembro. Não pagou o décimo terceiro mês. Em Fevereiro paga os vencimentos de Dezembro. Com isto obtêm 26.000 dólares de auto financiamento. Em pagamentos de documentos falsos 42.000 dólares.


Emissão de saídas de caixa a simular que pagou as rendas aos Caminhos de Luanda 59.000 dólares. O que representa 101.000 dólares de fuga ao fisco. No total obteve um auto financiamento de 127.000 dólares. Mais uma vez omitiu na contabilidade as suas contas bancárias em dólares. Vendeu as vinte viaturas que serviam de apoio aos serviços de segurança, uma vez, que encerrou a prestação de serviços.


Foto: Angola em fotos


Sem comentários: