terça-feira, 31 de julho de 2012

Reverendo Luis Nguimbi quer que oposição se comprometa aceitar qualquer resultado nas eleições



Lisboa - O secretário-geral  do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA), reverendo Luís Nguimbi  tem marcado para o próximo dia 3 de Agosto uma reunião com o clero que visa fazer um apelo aos partidos políticos da oposição em Angola para que se comprometam  em aceitar quaisquer resultados que sair das próximas eleições gerais.
Fonte: Club-k.net
A decisão do pastor  foi previamente acertada num encontro realizado a 24 de Julho no hotel fórum em Luanda com outras figuras das Igrejas Cristãs e na presença de Roberto de Almeida e Lurdes Viegas do MPLA.  A argumentação do  reverendo Luís Nguimbi   é de que poderá haver falhas no processo eleitoral  mas estas são normais porque “errar  é humano”  razão pela qual entende que a oposição deve comprometer-se em analisar o seu apelo em nome da paz.

Para final do mês, poucos dias antes da realização das eleições, o CICA tenciona reunir-se novamente para promover  um culto ecumênico para preservação da Paz em Angola.    

Luís Nguimbi  é uma figura que no passado ganhou respeito mas que entretanto viu perder dignidade no momento que passou a ter postura de enaltecimento ao regime angolano.  Em 2008, integrou as listas de candidatos a deputado pelo MPLA. Em privado negou dizendo que foi uma cilada que lhe foi montada pelo regime. Na altura, deslocou-se a sede do partido no poder para um encontro com Dino Matross a fim de retirar o seu nome da referida lista. Logo  a seguir, foi pressionado  por uma corrente de pastores coerentes no sentido de fazer uma conferencia de imprensa para denunciar a “cilada” do MPLA. Alegou,  na altura que não podia porque poria a sua vida em risco.
Nas últimas semanas reapareceu fazendo elogios  ao programa do MPLA. Perante as criticas dos crentes argumentou que foi novamente  alvo de cilada  dos jornalistas do regime que terão manipulado as suas palavras.

O CICA procura uma  outra figura para o substituir nos próximos meses.  O  seu mandato em frente desta congregação terminou em Fevereiro de 2012, mas por efeito de uma concertação entre os pastores foi decidido que ficasse até Novembro do corrente ano  até  que se encontre um candidato de consenso e que não volte a comprometer  este fórum de Igrejas Cristãs ao poder político em Angola.  

Figuras do regime (de Angola) com fortunas acima de um bilhão de dólares


Lisboa -  Pelo menos cerca de sete figuras angolanas integram uma lista de personalidades africanas   cujas fortunas, adquiridas por meios não claros,  estarão  já na  ordem  dos bilhões de dólares.  A conclusão   consta  no “draft” de  um memorando restrito, qualificado, sobre o tema da transparência no regime angolano.

Fonte: Club-k.net
Manuel Vicente com fortuna de  USD 3 bilhões
O memorando, baseado em activos e carteira de investimento das referidas figuras ou de outras  ligadas aos mesmos  estima que a riqueza do Presidente José Eduardo dos Santos estará na ordem dos 10 bilhões de dólares  sendo que algumas das suas participações encontram-se associadas ao nome  do general Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino”, ex- chefe das comunicações da PR e consultor da Casa Militar.

A sua filha, Isabel dos Santos,  é lhe atribuída uma fortuna que oscilam entre 4 a 5 bilhões de dólares. O memorando realça ainda que por altura do surgimento  do escândalo do “angolagate”, foi  descoberta  uma conta comum (de um bilhão de dólares norte americano), em “off shore”,  que a mesma partilhava com o general Manuel Vieira Dias “Kopelipa”.

A terceira figura da lista dos bilionários angolanos,  é Manuel Domingos Vicente, ex – PCA da Sonangol e candidato a Vice- PR pelas listas do MPLA. A sua  fortuna é estimada   em 3 bilhões de dólares.  O general Manuel  “Kopelipa” aparece como  o quarto  da lista com uma fortuna de 2 bilhões  e logo a seguir vêem  o general Higino Lopes Carneiro  que é o único  de “fora do circulo presidencial”   com  uma riqueza avaliada em 1, 5 bilhões de dólares.   O  general Leopoldino do Nascimento  aparece  igualmente como estando nesta categoria de bilhões porem na cauda da lista. 

Personalidades com fortuna na casa dos bilhões de dólares 
José Eduardo dos Santos: 
 Isabel dos Santos, empresaria e filha do PR
 Manuel Vicente, Ministro de Estado para coordenação econômica
Manuel Vieira Dias “Kopelipa”, Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil
 Higino Lopes Carneiro, Chefe adjunto da bancada parlamentar   do MPLA
Leopoldino Fragoso do Nascimento, ex- chefe das telecomunicações da PR e consultor  da Casa Militar

Personalidades com fortunas  acima de  500 milhões de dólares:
 João de Matos, ex – Chefe de EMGFAA
 José Pedro de Morais, ex – Ministro das finanças
Orlando  Veloso,  PCE  da Sonangol Imobiliária
José Leitão da Costa e Silva, ex- director do gabinete do PR e PCA do grupo Gema
José Carlos de Castro Paiva, Administrador  não-executivo  da Sonangol
Aguinaldo Jaime, ex – Coordenador da ANIP
Antônio França “Ndalu”, Deputado e Membro do BP do MPLA
Kundy Paihama – Ministro dos antigos combatentes e veteranos da pátria

O “draft”  realça,  que figuras como o Chefe da Casa Civil, Carlos Feijó, o Ministro do MAPESS,  Antônio Pitra Neto, e o Secretario do Conselho de Ministro, Frederico Cardoso  tem  feito esforços “empresarias” para chegar na casa dos 500 milhões de dólares. 
Analisa  por outro lado  a existência de  gestores na Sonangol com acumulação de fortunas que são superiores as de  figuras políticas. Dá-se  como exemplo o caso do PCE  da Sonangol Imobiliária,  Orlando  Veloso,  que terá mais dinheiro  que o Vice- Presidente da República, Fernando Dias dos Santos “Nandó”. Veloso conforme citado anteriormente tem a fortuna a cima dos 500 milhões enquanto que “Nandó”  estará  “apenas” acima de 100 milhões de dólares. 
Outro exemplo é o de um   Administrador  da petrolífera estatal  angolana  Baptista Sumbe que se compara ao Presidente do parlamento,  Paulo Kassoma. Sumbe tem  a fortuna  entre 50 a 100 milhões  e  a  Kassoma algo que refere ser  inferior aos 50 milhões de dólares americanos.  O líder da Assembléia Nacional que o consideram “pobre” tem a cima de si, figuras do generalato Generais Carlos Hendrick Silva e Fernando Araujo cujas fortunas estão a cima dos 100 milhões de dólares.

Os gestores da Sonangol são referenciados como figuras que se enriquecem por intermédio do processo de  contratação.  Se um contrato de petróleo  valer  300 milhões de dólares, os referidos gestores  pedem  50 ou 75 milhões que vai para as suas respectivas contas pessoais.  Há   personalidades  que terão  ficado  milionárias, com mais de US $100 milhões recorrendo a empréstimos no BNA, que nunca pagaram de volta.

Luanda e a campanha eleitoral comunista no Facebook


Última Hora:
Paralisação Total das Escolas Públicas na Capital do País, devido a Campanha Eleitoral do MPLA/JES uma vergonha para o País............

Ultima hora:
O mercado do Kikolo foi encerrado para obrigarem os vendedores/as
irem para o Zango, apoiar o MPLA/JES !
Uma vendedora telefonou para a Radio Despertar a fazer a denuncia.

assim o país não avança!!!
ouvi o 1º secretario do MPLA em Luanda, o Sr BB no noticiário das 6h, a exortar as empresas privadas à tolerância de ponto para que os funcionários acorram ao local onde se vai passar a grande actividade que marca a abertura da campanha eleitoral daquele partido. apercebi-me também que afinal, a função publica, vai funcionando a meio gás ou, não funciona mesmo, os mercados a exemplo do kikolo, está encerrado para que todos os seus vendedores, mesmo contra a sua vontade, participem nesta actividade que está a acontecer no espaço oposto ao Ginga Shopping. quando passava pelo sitio referenciado para o meu local de trabalho, apercebi-me de um grande aparato composto por efectivos da PN e UGP. quer dizer, o M é que está a bater, controla, determina, manda e pode. não é assim que as coisas funcionam num país que gaba-se democrático.
''mpla é o povo e o povo é o mpla'' para uma visão actual, esta passagem está em desuso.
Viva Angola... porque desta vez, os camaradas vão descansar um pouco!!!

Me encontro no mercado dos Kwanza, os autocarros da TCUL, mais de 4 estão estacionado e administração do mercado esta obrigar os vendedores a irem ao comicio no Zango...

Luanda. Intolerância política já chegou nos transportes públicos!Ermelinda Freitas´. Facebook


Um jovem telefonou-me, agora vejam o porquê...
Vem da Funda para o Cacuaco (da escola) entra num autocarro da TCUL que trás uma grande fotografia de JES, ele pergunta ao motorista...se este autocarro é de serviço público porque trás essa foto?
Como resposta levou umas chapadas e foi posto fora do autocarro!
Intolerância politica já chegou nos transportes públicos!
A IMAGEM DO PAÍS.

BM promete ajudar governos após preço dos alimentos disparar


O Banco Mundial disse nesta segunda-feira que está pronto para ajudar governos a responder a uma ampla escalada de preços de grãos que novamente coloca as pessoas mais pobres do mundo em risco e que poderia ter impactos negativos prolongados por anos.
- Não podemos permitir que as altas nos preços dos alimentos a curto prazo causem consequências ruins de longo prazo para os mais pobres e vulneráveis do mundo – disse o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, em nota.
- O Banco Mundial e nossos parceiros estão monitorando esta situação de perto para podermos ajudar governo a colocar em prática políticas que ajudem as pessoas a lidar com isso – disse Kim, um especialista em saúde pública que encara seu maior desafio nos dois meses em que está no cardo.
A seca severa no Meio-Oeste dos EUA tem cortado drasticamente a produtividade das lavouras, lembrando o ano de 2008, quando uma grande alta nos preços dos alimentos causou protestos em alguns países e levantou questionamentos sobre o uso de grãos para a produção de biocombustíveis.
Os preços do trigo subiram mais de 50% e os preços do milho mais de 45% desde meados de junho, com a seca na Rússia, Ucrânia e Cazaquistão, o clima excessivamente úmido na Europa e um início das chuvas de monção na Índia abaixo da média somando-se às preocupações com a produção global de grãos.
Os preços da soja, essencial para alimentação e para a ração animal, também subiram quase 30% nos últimos dois meses e quase 60% desde o fim do ano passado.
- Quando os preços dos alimentos sobem, famílias reagem tirando as crianças da escola e comendo comidas mais baratas e menos nutritivas, o que pode ter efeitos catastróficos que duram a vida inteira no bem-estar social, físico e mental de milhões de jovens – disse Kim.
Kim disse que o banco tem uma série de programas para ajudar governos caso a situação se agrave.
Este programas incluem aconselhamento em políticas, investimentos em agricultura e áreas relacionada, financiamentos rápidos, produtos de gerenciamento de risco e trabalho em conjunto com a ONU e grupos voluntários privados para ajudar governos a dar respostas mais bem informadas para as altas global dos preços dos alimentos.
Autoridades do Banco Mundial salientaram que não existem indicações, baseados nas projeções de colheitas, de que haja nenhuma grande escassez de grãos resultantes das safras reduzidas este ano.
Além disso, os preços mais baixos para petróleo, fertilizantes e frete marítimos do que em 2008 vão diminuir o custo de importação de alimentos e do plantio da safra do próximo ano, disse o banco.
No entanto, Marc Sadler, chefe da divisão de gerenciamento de risco agrícola no Banco Mundial, disse que a situação está também “mais complicada” do que em 2008, quando os preços do arroz e do trigo subiram muito e depois caíram drasticamente no ano seguinte quando o plantio aumentou.
- A diferença agora é, se você olha além da fronteira, todos os preços estão em alta, tornando mais difícil para os produtores decidirem como alocar suas áreas disponíveis – disse Sadler.
Imagem: O presidente do BM, Jim Yong Kim, disse que os pobres sofrem mais com o preço alto dos alimentos