Lisboa – O director do gabinete de acção psicológica da Casa Militar da PR,
Aldemiro Vaz da Conceição, é identificado em círculos políticos, em Luanda,
como a figura do regime que terá idealizado para os órgãos de comunicação
social estatal, a repetição do slogan: “A população agradece os esforços do
executivo”, como frase patente nas peças jornalísticas ao invés da muito usada
expressão: “Vai servir para melhoria das condições de vidas das populações”
Fonte: Club-k.net
Técnicas de manipulação
Desde que foi
anunciado a data das eleições de 31 de Agosto, a media estatal foi
orientada a usar a referida expressão nas reportagens de
apresentação de feitos do governo na área da construção vulgo “obras de impacto
social”.
A saber:
- Muito
recentemente a RNA passou uma reportagem sobre a inauguração de 10 estações dos
Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB) erguidas entre as cidades do Huambo e a
comuna do Kunje (Bié). O jornalista que fez a matéria avançou com o subtítulo
“a população agradece os esforços do executivo” .
- A 16 de Julho a agência Angop publicou uma matéria com o titulo: “Administração de Viana reconhece esforços do executivo para criação de postos de trabalho”. O texto referia-se ao pronunciamento da administradora-adjunta do município, Helena Vaz de Almeida, feito no acto de entrega de kits profissionais aos 10 dos 50 beneficiários do Balcão Único de Empreendedor, no quilómetro 28.
- A 17 de Julho, a RNA passou nos seus espaços noticiosos uma matéria sobre o número de estruturas sanitárias na província de Cabinda e novamente teve como subtítulo a frase que se tem feito referência.
- No sábado (21),
a TPA apresentou o troço de uma estrada na província da Lunda Norte e no rodapé
da televisão lia-se o subtítulo “Estradas orgulham habitantes”. O mesmo espaço
passou uma outra peça sobre a capacidade da barragem de Capanda e desta vez
trazia como subtítulo “satisfaz munícipes”
- No domingo (22),
a Angop, publicou uma matéria na mesma ordem com o título “População de
Catalambongo satisfeita com inauguração de escola”
As referidas expressões em que os jornalistas são orientados a repetir que as obras “satisfazem os habitantes” e que “a população agradece os esforços do executivo” é vista como uma recomendação de marketing que obedece cálculos eleitorais. Trata-se de técnicas de manipulação psicológica para criar a impressão, na mente do eleitor, de que o governo esta a “trabalhar muito” e que a própria população corresponde com agradecimentos.
No caso de uma “astronômica” vitória eleitoral do MPLA, os analistas do regime poderão sustentar-se dos referidos slogans dizendo que o partido no poder ganhou porque em véspera das eleições a população estava sempre “agradecer os esforços do executivo”.
Sem comentários:
Enviar um comentário