segunda-feira, 23 de julho de 2012

O novo slogan de Aldemiro


Lisboa – O director do gabinete de acção psicológica da Casa Militar da PR, Aldemiro Vaz da Conceição, é identificado em círculos políticos, em Luanda, como a figura do regime que terá idealizado para os órgãos de comunicação social estatal, a repetição do slogan: “A população agradece os esforços do executivo”, como frase patente nas peças jornalísticas ao invés da muito usada expressão: “Vai servir para melhoria das condições de vidas das populações”

Fonte: Club-k.net
Técnicas de manipulação
Desde que foi anunciado a data das eleições de 31 de Agosto, a media estatal foi orientada  a usar a referida expressão nas  reportagens de apresentação de feitos do governo na área da construção vulgo “obras de impacto social”.

A  saber:
- Muito recentemente a RNA passou uma reportagem sobre a inauguração de 10 estações dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB) erguidas entre as cidades do Huambo e a comuna do Kunje (Bié). O jornalista que fez a matéria avançou com o subtítulo “a população agradece os esforços do executivo” .

- A 16 de Julho a agência Angop publicou uma matéria com o titulo: “Administração de Viana reconhece esforços do executivo para criação de postos de trabalho”. O texto referia-se ao pronunciamento da administradora-adjunta do município, Helena Vaz de Almeida, feito no acto de entrega de kits profissionais aos 10 dos 50 beneficiários do Balcão Único de Empreendedor, no quilómetro 28.

- A 17 de Julho, a RNA passou nos seus espaços noticiosos uma matéria sobre o número de estruturas sanitárias na província de Cabinda e novamente teve como subtítulo a frase que se tem feito referência.
- No sábado (21), a TPA apresentou o troço de uma estrada na província da Lunda Norte e no rodapé da televisão lia-se o subtítulo “Estradas orgulham habitantes”. O mesmo espaço passou uma outra peça sobre a capacidade da  barragem de Capanda e desta vez trazia como subtítulo “satisfaz munícipes”
- No domingo (22), a Angop, publicou uma matéria na mesma ordem com o título “População de Catalambongo satisfeita com inauguração de escola”

As referidas expressões em que os jornalistas são orientados a repetir que as obras “satisfazem os habitantes” e que “a população agradece os esforços do executivo”  é vista como uma recomendação de marketing que obedece cálculos eleitorais. Trata-se de técnicas de manipulação psicológica para criar a impressão, na mente do eleitor, de que o governo esta a “trabalhar muito” e que a própria população corresponde com  agradecimentos.

No caso de uma “astronômica” vitória eleitoral do MPLA, os analistas do regime poderão sustentar-se dos referidos slogans dizendo que o partido no poder ganhou porque em véspera das eleições a população estava sempre  “agradecer os esforços do executivo”.

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