sexta-feira, 25 de maio de 2012

Banco Procredit inaugura sua sede em Moçambique


No primeiro trimestre de 2012, o banco financiou diferentes segmentos de mercado em mais de 230 milhões de meticais
Maputo (Canalmoz) – O Banco Procredit inaugurou na manhã de ontem o seu edifício-sede em Moçambique, localizado na Avenida Vladimir Lenine, nas imediações do novo edifício da Procuradoria-Geral da República e em frente ao Tribunal Supremo. Entretanto, nota de destaque na inauguração do edifício foi a disponibilização de financiamento pelo banco à economia nacional, principalmente a pequenas e médias empresas.
O director-geral adjunto do Banco Procredit, Zulficar Buraimo, anunciou que de Janeiro a Abril do corrente ano, o banco concedeu financiamento de cerca de 230 milhões de meticais a pequenas e médias empresas moçambicanas.
Buraimo disse que, como missão, o banco aposta na segmentação de mercado de pequenas e médias empresas, de forma a participar activamente no desenvolvimento da economia, nos países em que está a operar, desde a América Latina, Europa e África. Desta via, o banco entende estar a contribuir para desenvolvimento.
Buraimo acrescentou que as pequenas e médias empresas são na maioria dos casos de mão-de-obra intensiva tendo um papel importante na criação de emprego e diversificação da base produtiva do país. “Apostamos nesse tipo de mercado, porque acreditamos que apresenta o maior crescimento na nossa carteira de crédito nos últimos anos”, acrescentou a fonte.
Buraimo sublinhou que a agricultura constitui um dos mais importantes sectores produtivos da economia na maioria dos países em via de desenvolvimento e da economia moçambicana em particular, representando mais de 15 porcento do total de crédito da Procredit, esperando um crescimento em cerca de 30 porcento para o ano 2012.
Referiu que o Banco Procredit investiu cerca de 60 milhões de meticais nos últimos três anos, em formações que acrescentam o nível de profissionalismo e a capacidade do staff. O programa de formação incluía matemática financeira, contabilidade, estatística e inglês, referiu. (Arcénia Nhacuahe)

Sem comentários: