quarta-feira, 23 de maio de 2012

UNITA desmente Jornal de Angola



Luanda - Está instalada a polémica à volta da alteração de Lei Eleitoral votada ontem pela Assembleia Nacional. O Jornal de Angola, órgão oficioso do governo, destaca na sua edição de hoje    como tendo sido aprovadas as  propostas  de alteração do MPLA, que tinham sido oportunamente rejeitadas pela UNITA.

Fonte: VOA
Lei eleitoral continua a gerar polémica
O líder da UNITA, Isaías Samakuva disse ontem  à Voz da América que a sua bancada parlamentar só aprovou   as emendas à Lei porque as propostas do MPLA, tinham sido retiradas.

As sugestões do MPLA tinham a ver particularmente com o voto antecipado dos militares, polícias e trabalhadores em serviço de piquete  e com a existência de urnas especiais. O chefe da bancada parlamentar, Raúl Danda, disse que  a manipulação feita pelo jornal de Angola constitui uma verdadeira mentira pública.

Raul Danda manifestou-se particularmente escandalizado com a deturpação da decisão da Assembleia Nacional feita pelo matutino angolano.

Segundo disse à VOA, a única alteração aceite, e que foi operada na lei orgânica do processo eleitoral, foi a substituição semântica  de uma única palavra por uma outra e esta estava relacionada com os órgãos locais que devem fazer o apuramento dos dados eleitorais.

O deputado da UNITA   fez saber que já notificou a direcção do MPLA, na pessoa do seu chefe de bancada parlamentar, Virgílio de Fontes Pereira. Este, segundo disse, terá afirmado que tinha sido surpreendido com a notícia do Jornal. O porta-voz da assembleia Nacional, Samuel Daniel, terá dita também que  desconhecia as pessoas que terão vazado aquela informação à imprensa governamental.

O presidente da República   já promulgou  as alterações da lei restando agora saber qual das versões  vai prevalecer.

Sem comentários: