quarta-feira, 23 de maio de 2012

Por alegados maus-tratos a moçambicanos. Helena Taipo segue proibindo estrangeiros de trabalhar no País


Um cidadão francês acaba de ser interdito de trabalhar em Moçambique

Maputo (Canalmoz) – “A Ministra do Trabalho, Maria Helena Taipo, usando das competências que lhe são conferidas pela legislação vigente no país, sobretudo pelo nº.5 do artigo 22, do Decreto 55/2008, de 30 de Dezembro, retirou, com efeitos imediatos, a licença de trabalho em Moçambique ao cidadão Ashemir Sokataly, devido ao seu mau comportamento contra os trabalhadores moçambicanos no grupo empresarial Maeva”, lê-se num comunicado do Ministério do Trabalho enviado ontem à nossa Redacção.
Está a virar moda este tipo de decisões da ministra do Trabalho. Há meses foi um português com elevadas funções de direcção no Mozabanco a ser interditado de trabalhar em Moçambique. Outros no mesmo banco foram suspensos. Seguiu-se um chinês afecto a SOGECOA. Foram ambos proibidos de exercer qualquer actividade em Moçambique. Muitos outros têm sido vítimas das decisões da ministra do Trabalho o que tem estado a suscitar comentários pouco abonatórios a Helena Taipo em meios empresariais em paralelo com aplausos em alguns ambientes trabalhistas.
Segundo o comunicado do Ministério do Trabalho, “o cidadão em causa, portador de uma nacionalidade francesa, e exercendo o cargo de Director-Geral (e proprietário) do Grupo Maeva, vinha, de forma cíclica e incorrigível, violando os direitos fundamentais dos trabalhadores da empresa, privando-os o gozo dos demais direitos humanos, incluindo a expulsão de todos quanto se manifestaram em se organizar profissional e sindicalmente. Todos os membros dos comités sindicais da empresa foram expulsos e em sua substituição o patrão nomeava comissões representativas dos trabalhadores, por si dirigidas, em clara violação da Constituição da República e da Lei do Trabalho”. (Redacção)
Imagem: news.xinhuanet.com

Sem comentários: