terça-feira, 22 de maio de 2012

Para mitigar os efeitos da crise alimentar no país. Japão vai doar 10 mil toneladas de arroz a Moçambique


“O défice na produção de arroz em Moçambique é actualmente estimado em 361 toneladas por ano, o que representa a 67,6% das necessidades do país” – vice-ministro da Indústria e Comércio, Kenneth Marizana

Maputo (Canalmoz) - O governo japonês, através da sua Agência Internacional de Cooperação (JICA), vai disponibilizar, em forma de donativo, mais de 10 mil toneladas de arroz, visando mitigar os efeitos da crise alimentar em Moçambique.
Para o efeito, foi assinado ontem, em Maputo, um acordo que viabiliza a referida concessão. Na ocasião, o encarregado de negócios na embaixada japonesa em Moçambique, Keiji Hamada, explicou que a iniciativa surge no âmbito do programa de cooperação bilateral entre os dois países, visando o combate à pobreza através de apoio alimentar.
As mais de 10 mil toneladas, de acordo com o vice-ministro da Indústria e Comércio, Kenneth Marizana, vão ser distribuídas nas três regiões de Moçambique nomeadamente: no norte, centro e sul, onde vão ser comercializadas por agentes e operadores económicos a serem seleccionados através de um concurso público que será lançado brevemente em todo o país para o efeito.
Segundo Marizana, o valor resultante da venda ou comercialização das 10 mil toneladas vai ser canalizado ao Tesouro do Estado.
“Esta oferta representa muito para o governo moçambicano, uma vez que irá cobrir o défice na produção interna deste cereal, actualmente estimada em 361 toneladas por ano, o que representa a 67,6% das necessidades do país”, explicou o vice-ministro da Indústria e Comércio para depois concluir. “É uma oferta que irá suprir as nossas necessidades em termos de produção e de consumo de arroz no país”.
Esta é a segunda vez que o governo japonês disponibiliza apoio alimentar a Moçambique no quadro da cooperação bilateral entre os dois países.
No ano passado, o governo nipónico disponibilizou mais de 19 mil toneladas de arroz, também no âmbito de mitigação dos efeitos da crise alimentar no país. (Raimundo Moiane)
Imagem: Japão vai apoiar a producão de arroz em Moçambique
africanidade.com

Sem comentários: