sexta-feira, 6 de julho de 2012

Insatisfação dos estudantes angolanos na Ucrânia



 
                                                                                A
                                                                                         Sua excelência senhora Ministra da       
                                                                                         Ciência e tecnologia                          
                                                                                         Maria Cândida Teixeira
                                                                                                              L U A N D A
Assunto: Insatifação dos estudantes angolanos na Ucrânia
Editorial
O governo da República de Angola desde cedo primou pelo progresso, bem estar e prosperidade dos angolanos. Assim, sempre constituiu prioriedade do estado e governo de Angola a formacao de quadros conforme enfatizou o imortal saudoso presidente Neto proclamando em 1978 como sendo ano da formação de quadros. Desde já até aos nossos dias o chefe de estado e do governo angolano tem sabido honrar com sabedoria e firmeza o comprimisso do estado fazendo crescer o país apostando cada vez mais na formação de jovens angolanos, tanto no país como na diáspora.
Em 2011 na República da Ucrânia terminaram os estudos com éxitos: 4 engenheiros , 2 médicos e 1 Doutor em Filosofia. Estes jovens apesar de fraco apoio dado desde sempre a sua formação pelo sector de bolsas sedeado em Moscovo e tutelado pelo INABE, consubstanciado apenas no pagamento de propinas,tendo lhes  consignado no final  o bilhete de regresso e o pagamento de 80 kilogramas de bagagem num valor total de 6460 $ ( seis mil e quatrocentos e sessenta dólares americanos) sob a coordenação da senhora Doctora Ruth da Silva, ora chefe do sector estudantíl junto da embaixada de Angola na República Federativa Russa.
Neste momento em 2012, o número de finalistas com as malas feitas para Angola ávidos de ingressar e contribuir com o seu saber na reconstrução do país ora saido dos escombros da recem terminada guerra. 22 engenheiros, 10 médicos que a seu tempo ainda em abril de 2012 o colectivo enviou carta com lista ao sector estudantíl em Moscovo com as respectivas reservas de bilhetes de regresso ao país. Constando o preçário do bilhete e dos 80 kilogramas a que os estudantes finalistas têm direito totalizando 7145 $ para cada, alertando para o efeito, que sua estadia na República da Ucrânia terminaria em julho de 2012.
Hoje dia 04 de julho, o colectivo foi surpreendentemente informado pelo proprio chefe do sector estudantíl sr.Doutor António Fernandes de que até ao momento não havia valores e prosseguiu dizendo que estaria aguardando as verbas apartir do INABE num valor de apenas 632 $ para cada finalista.
Face ao exposto tendo em consideração a  transparência de Sua Excelência na resolução dos assuntos relacionados  com as comunidade estudantís na diáspora, viemos encarecidamente solicitar que no uso das suas faculdades encontre solução para o caso, pois os 80 kgs em causa são partes de nós mesmos.

                                                                        Pelo que esperamos deferimento.
Comunidade estutantíl na República da Ucrânia
Ucrânia, aos 04 de julho de 2012
Texto recebido via email

Sem comentários: