quinta-feira, 12 de julho de 2012

Polícia mata assaltantes na Maianga


Luanda – O uso excessivo da força pelos efectivos da polícia angolana continua a somar cada vez mais pontos negativos. Na última quarta-feira, 11, dois jovens foram mortos à sangue frio pela Polícia Nacional, na Avenida 21 de Janeiro, distrito urbano da Maianga, em Luanda, quando tentavam assaltar uma viatura pertencente a uma empresa privada que transportava cerca de 25 milhões de kwanzas.    

Fonte: Angop
Em declarações à imprensa, o comandante da divisão da polícia na Maianga, superintendente chefe Eduardo Diogo, explicou que o facto ocorreu por volta das 14 horas, próximo da antiga rotunda do Bairro Gamek. "Funcionários de uma empresa privada, à bordo de uma viatura, transportavam o dinheiro que haviam levantado numa dependência do banco BIC, na zona do Cine Atlântico, foram seguidos por quatro cidadãos com motos rápidas, que os interpelaram e efectuaram disparos. Apercebendo-se da situação, uma patrulha nossa no local repostou de imediato, havendo troca de tiros, na qual dois elementos do grupo foram atingidos mortalmente", explicou.

Entretanto, o porta-voz do comando de Luanda da Polícia Nacional, inspector chefe Nestor Bizi Goubel, reiterou apelo aos cidadãos a não persistirem em levantar elevadas quantias monetárias em bancos, sem com tudo haver garantias de protecção de segurança para o seu transporte.

O oficial da corporação reagia assim à acção do assalto registada na tarde de quarta-feira na Avenida 21 de Janeiro, onde dois assaltantes foram mortos por uma patrulha da Polícia Nacional quando tentavam roubar 25 milhões de kwanzas. Nestor Goubel pediu maior colaboração dos cidadãos, no sentido de se evitar os assaltos na transportação de valores.

Aconselhou aos cidadãos a comunicarem a polícia sempre que tiverem de transportar valores monetários, contactando o comandante da esquadra e anunciando o dia e hora que vão transportar estes valores. “Existem esquadras em quase todos os sectores. Por isso este contacto é importante para reduzir-se esta onda de assaltos, pois este serviço é feito de forma gratuita e com segurança”, conclui.

Informou que esta medida de escoltar o cidadão ou proprietário em posse de valores é a ideal e feita com maior segurança possível e é feia de forma gratuita.

Sem comentários: