sexta-feira, 13 de julho de 2012

População pernoita nas árvores por temer “homens-catana”. Posto administrativo de Ingomai, em Gôndola


Chimoio (Canalmoz) – Vive-se um autêntico “salve-se quem puder” na localidade de Mutocuoma, posto administrativo de Ingomai, distrito de Gôndola, na província de Manica. É que os malfeitores estão a semear terror naquela região. Roubam, violam e às vezes assassinam as vítimas. São os chamados “homens-catana”, ou simplesmente “Nhamacata”, como são conhecidos localmente. Os malfeitores empunham todo o tipo de objectos contundentes e semeiam terror. O desespero por falta de segurança é de tal sorte que algumas famílias preferem dormir nas árvores para “vigiar”.
Segundo apurámos, o terror vem acontecendo há já muito tempo. Os criminosos, regra geral, querem electrodomésticos e dinheiro. E às vezes prazer sexual com as mulheres que encontram durante as suas operações. Aliás, a violação muitas vezes acontece quando não encontram dinheiro, contam-nos vários cidadãos apavorados com a situação.
Só no fim-de-semana passado, 7 famílias foram “visitadas” pelos “homens-catana”. Em todas as casas roubaram dinheiro e celulares. Numa delas, violaram sexualmente duas senhoras e uma menor de 10 anos de idade.
Constância Joaquim, residente local, contou à nossa Reportagem que os malfeitores também assaltam normalmente casas de comerciantes que desenvolvem as suas actividades na capital, Chimoio.
Adelino Tomás, outro residente que falou à nossa Reportagem, disse que a insegurança é tanta que as pessoas passam a noite em cima das árvores para vigiarem, protegerem-se a alertarem os vizinhos.
Na delegação da Polícia local são muitas as queixas. Na semana passada, uma quadrilha de seis indivíduos, que se dedicava a roubo nas residências naquela região do distrito de Gôndola, foi neutralizada.
Dos indivíduos presos, um deles que responde pelo nome de Pharola, tido como chefe da quadrilha, já foi solto “por falta de provas”, e os restantes 5 estão detidos nas celas do comando distrital de Gôndola à espera de serem acusados e julgados pelos crimes que se supõe tenham praticado.
Uma fonte policial que falou à nossa Reportagem em condição de anonimato, disse que os casos de assaltos e violação têm acontecido com frequência naquela região, e que a falta de meios circulantes para a Polícia trabalhar tem ajudado bastante aos malfeitores. “São mais de cinco zonas distantes do posto policial onde os malfeitores actuam, mas Chicanga e Ingomais são os principais pontos em que os meliantes têm actuado”. (José Jeco)
Imagem: tim.co.mz

Sem comentários: