quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Angola preocupada com a situação política e dos Direitos Humanos na Síria


Genebra – Angola expressou a sua profunda preocupação face à deterioração da situação política e das violações dos Direitos Humanos na Síria desde Março de 2011, afirmou na última terça-feira, 28, em Genebra (Suiça), o secretário de Estado das Relações Exteriores, Rui Mangueira.

Fonte: Angop Club-k.net

O governante angolano que intervinha durante o debate urgente sobre a situação dos Direitos Humanos na Síria, no Segmento de Alto Nível da 19 ª Sessão do Conselho dos Direitos Humanos, apelou a todos os grupos envolvidos no conflito terminar imediatamente a violência e a violação dos Direitos Humanos naquele País.
“Angola encoraja as autoridades sírias a apresentarem rapidamente as conclusões da Comissão Independente de Inquérito” - sublinhou, indicando que a referida Comissão constitui uma boa base para se alcançar uma solução negociável, bem como a nomeação de Koffi Anan, para enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe.
Sublinhou que algumas recomendações propostas são positivas e construtivas e deviam ser apoiadas pelo Conselho dos Direitos Humanos, os Estados Membros e as Organizações Internacionais tais como: Apoiar os esforços para proteger e levar o povo da Síria a um entendimento através do diálogo e a cessação de todas as violações dos Direitos Humanos.
“Apelamos a comunidade internacional a promover uma aproximação baseada no diálogo construtivo para se encontrar uma solução negociada e pacífica do conflito como parte de um entendimento global”, disse o Secretário de Estado das Relações Exteriores.
Angola participa desde segunda-feira, em Genebra (Suíça), na 19ª Sessão Ordinária do Conselho dos Direitos Humanos, com uma delegação chefiada pelo Secretário de Estado das Relações Exteriores, Rui Mangueira.
Integram a delegação, o representante permanente de Angola junto das Nações Unidas e Organizações Internacionais em Genebra, Embaixador Apolinário Correia, o procurador-geral adjunto da República, João da Cunha Caetano, membros da comissão nacional multi-sectorial dos direitos do homem e Diplomatas da Missão.

Sem comentários: