segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

MPLA convoca directores dos órgãos de comunicação social do Estado


Luanda - O MPLA convocou, a 17 de Fevereiro de 2012, os presidentes dos Conselhos de Administração (PCA’s) dos órgãos de comunicação social do Estado (Jornal de Angola, TPA, RNA e Angop) para uma reunião que teve lugar na sua sede em Luanda, o “Kremlin”, segundo apurou o Maka Angola.

*Carlo Duarte
Fonte: Makaangola.org Club-k.net

Sem saber ao que iam, durante a reunião, os responsáveis dos órgãos de informação públicos receberam orientações expressas de como devem abordar matérias relacionadas com as realizações do executivo e com as eleições do presente ano.

O vice-ministro da comunicação social, Manuel Miguel de Carvalho “Wadijimbi”, a quem são imputadas responsabilidades pela falta de maior ânimo propagandístico entre os jornalistas estatais, também esteve no encontro. O director nacional da Comunicação Social, do ministério de tutela, José Luís de Matos foi outro dos participantes.

Para o regime, os órgãos de informação do Estado não devem manifestar quaisquer receios em adoptar um modelo de cobertura surreal, semelhante apenas ao da imprensa norte-coreana, no que toca ao culto de personalidade do Presidente.

A reunião surge na sequência de uma abordagem dos mais directos colaboradores do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e do discurso deste na abertura da IV sessão ordinária do Comité Central do MPLA, realizada a 10 de Fevereiro.

Segundo um dos participantes, os instrutores do MPLA determinaram que a mídia pública deve reforçar a cobertura de actos de entretenimento, para a diversão das massas, assim como de actividades desportivas e culturais. O espaço político deve ser reservado apenas para mostrar as obras do governo, bem como para ofuscar e manipular as iniciativas da oposição.

Sem comentários: