terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Strauss-Kahn depõe na França sobre rede de prostituição


O ex-diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) Dominique Strauss-Kahn chegou nesta terça-feira, com uma grande expectativa midiática, a uma delegacia de polícia em Lille, no norte da França, onde vai depor sob detenção por seu suposto envolvimento em uma rede de prostituição.
Uma nuvem de câmeras e jornalistas se amontoou ao redor do carro com vidros escuros no qual Strauss-Kahn entrou no quartel da polícia minutos antes das 9h no horário local (6h em Brasília). Ele pode ser interrogado durante um tempo de até 96 horas sob o regime de detenção, mas diversas informações nos últimos dias apontam que se limitará a cerca de dois dias.
Os agentes da polícia Judicial há um ano investigam essa rede de prostituição que tinha seu centro de operações no hotel Carlton de Lille e que conduziu à acusação de oito pessoas por enquanto.
Os investigadores tentam determinar, em primeiro lugar, se Strauss-Kahn sabia que as mulheres com as quais se envolveu em Paris, Washington e Bruxelas até maio de 2011 eram prostitutas. Se for confirmado, ele poderia ser acusado de cumplicidade em casos de prostituição.
O objetivo seguinte é determinar se o anterior "número um" do FMI estava ciente de todas as despesas desses casos (viagens, hotéis, restaurantes), dos quais ele não pagava nada, foram computados nas contas das empresas de alguns dos supostos responsáveis pela rede. Já estes responsáveis afirmaram em suas declarações que Strauss-Kahn não conhecia a origem fraudulenta do dinheiro.
Este segundo ponto poderia levar a uma acusação de receptação de abuso de bens sociais, ou seja, se beneficiar de fundos com o pleno conhecimento de que procediam de um desvio.
O político socialista francês solicitou através de seus advogados depor para dar sua versão perante as contínuas informações nos meios de comunicação dos últimos meses sobre seu suposto envolvimento na rede conhecida como rede do Carlton.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5624292-EI8142,00-StraussKahn+depoe+na+Franca+sobre+rede+de+prostituicao.html
Imagem: Dominique Strauss-Kahn chega à sede da polícia em Lille para depor sobre suposto envolvimento com prostituição
Foto: AFP

Sem comentários: