segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

La Ninha provoca escassez de chuva em Angola


Luanda – A falta de chuva que se regista actualmente em várias regiões do país deve-se à baixa das temperaturas no Oceano Pacífico, concretamente na sua zona equatorial, conhecido como fenómeno La Ninha, revelou hoje, sábado, em Luanda, fonte do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (Inamet).
Segundo o director-geral do referido instituto, Benjamim Domingos, em declarações à Angop, durante a ocorrência do La Ninha a temperatura da água diminui entre dois a três graus, o suficiente para causar efeitos no clima global.
“ Ocorre uma fraca evaporação e consequentemente não há chuva. Esse fenómeno pode durar entre seis ou sete meses, a dois anos”, explicou.
Salientou que estão a decorrer estudos para a actualização da previsão sazonal e que só depois poder-se-á definir se Angola vai ter chuva regular para essa época do ano ou não, assim como a quantidade de precipitação esperada.
Adiantou que os dados actualizados serão divulgados no próximo dia 15 do corrente e que só a partir daí será possível saber a previsão para os próximos meses.
O fenómeno La Ninha, que é o oposto aoEl Ninho, corresponde ao resfriamento anómalo das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial Central e Oriental formando uma “piscina de águas frias” nesse oceano.
Trata-se de um fenómeno natural que produz fortes mudanças na dinâmica geral da atmosfera, alterando o comportamento climático.
Nele, os ventos mostram-se mais intensos que o habitual, faz com que o verão seja mais ameno com baixas temperaturas e as águas mais frias, que caracterizam o fenómeno.

Observa-se, ainda, uma intensificação da pressão atmosférica no Pacífico Central e Oriental em relação à pressão no Pacífico Ocidental.
A presente época chuvosa está a ser marcada por fraca precipitação em várias regiões do país, enquanto noutras ela é inexistente.
A agricultura é dos ramos mais atingidos pela estiagem, havendo informações sobre prejuízos na produção de várias culturas.
http://kapitololo.wordpress.com/2012/02/11/la-ninha-provoca-escassez-de-chuva-em-angola/
Imagem: http://www.intellicast.com/Global/Satellite/Current.aspx?region=afric

Sem comentários: