segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Deputado e antigo ministro da Justiça morreu este fim-de-semana em Lisboa


Luanda - Morreu sábado, em Lisboa, aos 84 anos, o deputado e figura histórica do nacionalismo angolano Diógenes Boavida. Diógenes Boavida foi o primeiro advogado negro a abrir escritório em Angola ainda nos anos 50 do século passado.

Fonte: JÁ Club-k.net
Durante a sua juventude foi um desportista de alta craveira, tendo representado o Futebol Clube do Porto durante o período em que esteve a fazer estudos em Portugal. Como advogado representou vários nacionalistas nos tribunais de Luanda.A seguir ao 25 de Abril, no período de transição, encabeçou uma delegação de angolanos que foi a Portugal exigir ao Movimento das Forças Armadas (MFA) a retirada imediata de Angola do governador Silvino Silvério Marques.

Diógenes Boavida, com outros nacionalistas angolanos, organizou durante o ano de 1974 a resistência aos esquadrões da morte da extrema direita que pretendia criar em Angola um regime de apartheid com o apoio da então Rodésia de Ian Smith e do regime racista de Pretória.

Em Janeiro de 1975, Diógenes Boavida integrou a delegação oficial do MPLA em Alvor, e que veio a assinar o acordo para a Independência. Diógenes Boavida foi um dos redactores do documento final.

No governo de transição e em vários governos seguintes foi ministro da Justiça. Teve também um importante papel de legislador como deputado. Diógenes Boavida era irmão do médico Américo Boavida, que morreu em combate na luta pela libertação nacional.

1 comentário:

jorgepacheco disse...

Dr Diógenes Boavida
Para sua Esposa e seus Filhos o sentimento de Maior pesar pela partida de um grande amigo do Meu Pai, que infelizmente já cá não está e para o seu filho que andou no Colégio Gil Vicente um grande abraço de um amigo que gostava de pelo menos trocar umas palavras por Mail,telefone...Jorge Pacheco,morava no Miramar e muitas vezes estivemos juntos em minha casa.Jorge.pacheco59@gmail.com