sábado, 18 de fevereiro de 2012

Presidente da República reúne com governadores provinciais


Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, reuniu-se, dia 14 de Fevereiro último, com os Governadores provinciais, tendo decidido descentralizar a execução e ajustar o orçamento do subprograma de construção de 200 fogos em todos os municípios do país, no período 2012/2013, de acordo com uma nota de imprensa da Casa Civil da Presidência da República, distribuida à imprensa, no encontro foi recomendada a aceleração da contratação de mais empresas angolanas.

Fonte: Angop Club-k.net
A principal razão do reajuste prende-se com a variação de preços em função da localização geográfica de cada uma das províncias. Na oportunidade, discutiu-se também o programa de recuperação das vias secundárias que ligam as sedes capitais de província às sedes municipais, que visa assegurar a operacionalização dos corredores de escoamento da produção agro-pecuária e o consequente desenvolvimento do comércio rural.

Foi também discutido o plano integrado de desenvolvimento do comércio rural e empreendedorismo, como um instrumento para impulsionar o crescimento económico sustentável, reduzir à pobreza, aumentar à produção, fomentar o surgimento de novos empreendedores e, principalmente, gerar empregos.

A nota refere que no dia 15 de Fevereiro, o Presidente da República reuniu o Conselho Estratégico da Província de Luanda, que procedeu à aprovação do orçamento do município de Luanda e do Programa de Fomento Empresarial para a implementação na província da Lei das Micro, Pequenas e Médias Empresas, elaborado por um grupo de trabalho coordenado pelo titular do Poder Executivo, que será supervisionado pelo Ministro da Economia e executado pelo Governo Provincial.

De sublinhar que este programa será posteriormente estendido a todas as províncias do país. No encontro, foram igualmente apreciados o programa e orçamento para a reabilitação das ruas secundárias e terciárias da cidade de Luanda, dirigido pelo Ministro da Construção, com a participação do Governo Provincial e das administrações municipais.

Foi também reestruturado o programa de construção de casas para o realojamento e criado o Programa Provincial de Habitação Social, com dois subprogramas que visam, por um lado, atender às necessidades das famílias sinistradas por calamidades naturais, com a construção de cerca de 10 mil casas evolutivas e de outra natureza para alojar as pessoas transferidas das zonas de risco, e, por outro, a auto - construção dirigida, com vista a desencorajar e a travar as construções anárquicas.

Na referida reunião, ficou decidido que devem ser transferidas para a responsabilidade das estruturas centrais a Unidade de Saneamento Básico, o GOE e a Direcção do Programa das Vias Estruturantes. Doravante, estes órgãos ficam com a responsabilidade da construção de casas para realojar as famílias residentes nas áreas afectas às empreitadas das obras públicas por si executadas, estando os seus custos incluídos nos respectivos contratos.

Sem comentários: