segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Decorre 10ª edição do Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários


Saurimo – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, foi hoje (segunda-feira) homenageado na cerimónia de abertura da 10ª edição do Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários (Canfeu), pelos esforços envidados em prol da paz, reconstrução e reconciliação nacional.

Fonte: Angop Club-K.net
A 10ª edição do Canfeu decorre até ao dia 25 do corrente na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, com a participação de 1600 estudantes universitários de instituições estatais e privadas, numa iniciativa do Secretariado Nacional da JMPLA.

Angola está pacificada, a desenvolver-se. Por esta razão, o grande homenageado desta edição é sem sombra de dúvida o engenheiro José Eduardo dos Santos, afirmou o primeiro secretário nacional da JMPLA, Sérgio Luther Rescova Joaquim, na presença da governadora Cândida Narciso.


Segundo o responsável da organização juvenil do MPLA, esta homenagem deve-se ao facto de ser ele o arquitecto da paz, o timoneiro da reconstrução nacional e o precursor da unidade e reconciliação que os angolanos vivem hoje.


Depois do reconhecimento dos feitos do Chefe de Estado angolano, Sérgio Luther Rescova apelou aos estudantes para se dedicarem com muita força, determinação e confiança no futuro de Angola, para terem o “sucesso e êxito” escolar como grandes factores de contributo para o crescimento do país.

Reiterou que a JMPLA vai continuar a mobilizar os jovens estudantes no geral para participarem com civismo, patriotismo e muita vigilância nos processos em curso no país, particularmente de reconstrução e desenvolvimento.

Pediu ainda aos jovens para não se deixarem distrair por pessoas que nada mais fazem, senão desmotivarem, faltarem respeito às autoridades e mancharem o nome do MPLA e do Presidente.

Neste ano de eleições, disse ainda o político, reiteramos o nosso apelo para os jovens que ainda não se registaram ou actualizaram os seus dados eleitorais para o fazerem até ao dia 15 de Abril.

A cerimónia de abertura da 10ª edição do Canfeu ficou marcada pelo desfile das delegações provenientes das 18 províncias do país que, de forma breve, apresentaram traços culturais de cada região.

O Canfeu é um espaço de unidade, reflexão, trabalho, recreação, desporto e cultura que reúne a juventude de todo o país para proporcionar uma ampla troca de experiência e intercâmbio inter-provincial, bem como oportunidade de conhecer várias parcelas do território nacional, de modo a construir uma consciência positiva que promova o empenho individual de todos nas tarefas que visam o desenvolvimento harmonioso de Angola.

O mesmo já foi realizada nas províncias do Huambo (2003), Huíla (2004), Kwanza Sul (2005), Cabinda (2006), Benguela (2007), Kwanza Norte (2008), Uíge (2010) e Kuando Kubango (2011).

Durante o evento, estarão em análise temas como "Tarefas de reconstrução nacional e desenvolvimento em curso na região leste do país, em particular na província da Lunda Sul", "Estado actual do ensino superior em Angola e perspectivas do sector", "Resgate dos valores morais e cívicos da juventude" e "Delinquência juvenil e a violência doméstica ou familiar".

Igualmente será aflorada "Sinistralidade rodoviária", "As consequências do uso abusivo do consumo de álcool e drogas", "Educação moral e cívica", "Desemprego", “Empreendedorismo", "Unidade nacional e patriotismo" e "Solidariedade e outras matérias de relevo de incidência para a juventude".

As "Principais linhas de acção da política do Estado angolano no domínio da ciência e da tecnologia e das tecnologias de informação e da política do Estado para a juventude", "Educação Política - Patriótica dos Jovens Universitários", "Patriotismo, alfabetização, formação académica e técnicoprofissional, cultura, recreação e desporto" e "Plano de desenvolvimento de longo prazo - Angola 2025" fazem ainda parte dos temas a serem abordados.

Sem comentários: