sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

“Para travar a brutalidade da FIR”. Renamo vai pôr homens armados em Manica


Chimoio (Canalmoz) – Vive-se um ambiente de alta tensão na capital provincial de Manica, Chimoio. A onda de queixas em relação à brutalidade das Forças de Intervenção Rápida (FIR) sobre cidadãos levou a Renamo a anunciar que pretende colocar o seu contingente militar a circular pelas ruas para proteger a população da acção da FIR. A qualquer momento a raiva da população contra a FIR poderá explodir associada aos homens da Renamo e instalar-se em Manica um cenário de maior violência ainda.
O anúncio das medidas que a Renamo pretende tomar em defesa da população foi feito pelo delegado político provincial da Renamo em Manica, Sofrimento Furai. Ele disse que a medida visa responder às acções daquela força (FIR) que, na sua opinião, tem semeado terror na calada da noite, nas vias públicas, espancando e agredido quem não obedece ao “recolher obrigatório”.
Sofrimento Furai não avançou a data da implementação da medida muito menos o efectivo a ser destacado para enfrentar a brutalidade da FIR. Poucos acreditam que a Renamo venha a fazer algo pois é seu hábito falar muito e não fazer nada.
O delegado da Renamo, Sofrimento Furai diz peremptoriamente que “o comportamento da FIR atenta contra a tranquilidade pública, a paz e a democracia, conquistadas pelos moçambicanos”.

PRM reage às ameaças da Renamo

O comandante provincial da PRM em Manica, Francisco de Almeida, já reagiu às ameaças da Renamo. Diz que o plano da Renamo “é pensar no vazio porque a Polícia não está interdita de trabalhar e muito menos obrigada a pensar quando é que o líder da Renamo visitará Manica”.

E as manifestações?

Sobre as tão propaladas manifestações o delegado da Renamo reproduz o refrão do costume. Diz que as mesmas “vão acontecer e de forma pacífica não significando, no entanto, guerra, como assim a Frelimo quer entender”. “As manifestações vão acontecer porque estão consagradas na Constituição da República”, conclui. (José Jeco)
Imagem: Em 29 de outubro de 1987 -Forças doRenamo (guerrilha) atacaram uma coluna ...
manmessias21.blogspot.com

Sem comentários: