segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Comissário Eleitoral Preso em Malanje


O comissário Marinho Baião, da Comissão Municipal Eleitoral (CME) de Cambudi-Catembo, província de Malanje, esteve hoje detido por cerca de três horas por ter reclamado sobre o transporte de urnas e boletins de voto.
De acordo com dados recolhidos no local, um helicóptero, com tripulação do leste europeu, chegou à sede do município ao meio-dia e procedeu ao embarque de várias caixas com urnas e boletins de voto, sem que os comissários indicados pela oposição tivessem sido notificados.
A tripulação rumou à comuna da Quitapa, a 100 quilómetros de Cambundi-Catembo que, por sua vez dista 185 kilómetros da cidade de Malange.
“Eu perguntei aos meus colegas e estes não sabiam, excepto o presidente da CME de Cambundi-Catembo. Liguei aos comissários provinciais e também não tinham informações sobre a movimentação das urnas e boletins de voto”, denunciou Marinho Baião.
O comissário, indicado pelo Partido de Renovação Social (PRS), decidiu apontar a matrícula do helicóptero, para apurar o caso, e foi imediatamente detido por agentes da Polícia Nacional. “Os agentes tiraram-me o papel onde anotei o número de matrícula e levaram-me ao comando”, informou o comissário.
Segundo apurou o Maka Angola, o presidente da CME de Cambudi-Catembo, Domingos André “Clórido”, chamou a si o domínio exclusivo da informação sobre a distribuição de material eleitoral sensível, tendo afirmado apenas aos seus colegas que está a trabalhar sob “orientações superiores”.
Marinho Baião afirmou que “o presidente da CME afirmou apenas que as urnas, os boletins de voto e os cadernos eleitorais estariam sob cuidado dos sobas e da polícia, porque no local não se encontram ainda os delegados de lista e os representantes dos partidos nas assembleias de voto”.


Sem comentários: