quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Introdução de “Tako Móvel”. BCI inova nos serviços financeiros


Este serviço recém lançado permite que quem tenha telemóvel tenha acesso ao serviço

Maputo (Canalmoz) - O Banco Comercial e de Investimentos (BCI), o segundo maior banco comercial nacional, acaba de lançar um serviço financeiro inovativo que permite a facilitação e multiplicação do uso da banca na sociedade.
Trata-se do “Tako Móvel”, um produto inovador que permite fazer transacções bancárias ou transferências de dinheiro via telemóvel. Para receber a transferência não necessita de ter uma conta bancária, basta um telemóvel para poder levantar o montante, transferido em qualquer Caixa Automática (ATM), do BCI. Este serviço vai alargar o uso dos serviços bancários para milhões de pessoas nas zonas rurais onde a banca ainda não chega.
Segundo o director central de direcção de Canais Electrónicos do BCI, Rogério Lam, que concedeu uma entrevista exclusiva ao Canalmoz, com o lançamento do referido serviço, a sua instituição pretende não só expandir os serviços bancários para todo o país, mas também abranger todos os cidadãos que ainda não têm qualquer conta bancária.
“O ‘Tako Móvel’ tem um enorme potencial para a população que até agora não tem beneficiado das vantagens dos serviços bancários, uma vez que quem receber a transferência para o seu telemóvel pode fazer o levantamento em qualquer ATM do BCI, sem custos, e sem necessidade de qualquer cartão bancário”, explicou Rogério Lam.
“Com o ‘Tako Móvel’, o BCI pretende estender a sua plataforma financeira a cada vez mais moçambicanos, mesmo antes da abertura da sua primeira conta bancária, oferecendo-lhes, desde já, os benefícios dos serviços bancários e promovendo a sua posterior bancarização”, realçou o nosso interlocutor.
Lam disse, por outro lado, que com este produto inovador e de fácil utilização, a sua instituição pretende ainda consolidar a sua quota no mercado financeiro moçambicano, oferecendo serviços de qualidade aos seus clientes e ao público em geral através de operações e transferências de dinheiro de forma segura.

Mas como se procede esta operação?

Por exemplo, de acordo com Rogério Lam, para os cerca de meio milhão Clientes do BCI com cartão de débito basta para fazer transferência seleccionar “Outras operações”, no ATM e transacções telemóvel indicar o número do telemóvel do beneficiário da transferência usando para tal uma das operadoras nacionais e o valor que deseja enviar a partir da sua conta a ordem em meticais.
Por seu turno, o beneficiário receberá automaticamente uma mensagem via telemóvel com as indicações necessárias para proceder ao levantamento do dinheiro numa ATM do BCI, sem precisar de qualquer cartão nem conta bancária.
Refira-se que actualmente o BCI tem uma Rede Comercial dispersa em todo o país constituída por mais de 127 unidades de negócio, entre Agências Universais, Centros BCI Exclusivo, Espaços “Private” e Centros BCI “Corporate”. Conta com cerca de meio milhão de Clientes, que representa, segundo estatísticas do banco, 29,35% no mercado em termos de depósitos e 31,97% ao nível de crédito (Raimundo Moiane)
Imagem: noticias.sapo.mz

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