Este serviço recém lançado permite que quem tenha telemóvel tenha
acesso ao serviço
Maputo
(Canalmoz) - O Banco Comercial e de Investimentos (BCI), o segundo maior banco
comercial nacional, acaba de lançar um serviço financeiro inovativo que permite
a facilitação e multiplicação do uso da banca na sociedade.
Trata-se
do “Tako Móvel”, um produto inovador que permite fazer transacções bancárias ou
transferências de dinheiro via telemóvel. Para receber a transferência não
necessita de ter uma conta bancária, basta um telemóvel para poder levantar o
montante, transferido em qualquer Caixa Automática (ATM), do BCI. Este serviço
vai alargar o uso dos serviços bancários para milhões de pessoas nas zonas
rurais onde a banca ainda não chega.
Segundo
o director central de direcção de Canais Electrónicos do BCI, Rogério Lam, que
concedeu uma entrevista exclusiva ao Canalmoz, com o lançamento do referido
serviço, a sua instituição pretende não só expandir os serviços bancários para
todo o país, mas também abranger todos os cidadãos que ainda não têm qualquer
conta bancária.
“O
‘Tako Móvel’ tem um enorme potencial para a população que até agora não tem
beneficiado das vantagens dos serviços bancários, uma vez que quem receber a
transferência para o seu telemóvel pode fazer o levantamento em qualquer ATM do
BCI, sem custos, e sem necessidade de qualquer cartão bancário”, explicou
Rogério Lam.
“Com
o ‘Tako Móvel’, o BCI pretende estender a sua plataforma financeira a cada vez
mais moçambicanos, mesmo antes da abertura da sua primeira conta bancária,
oferecendo-lhes, desde já, os benefícios dos serviços bancários e promovendo a
sua posterior bancarização”, realçou o nosso interlocutor.
Lam
disse, por outro lado, que com este produto inovador e de fácil utilização, a
sua instituição pretende ainda consolidar a sua quota no mercado financeiro
moçambicano, oferecendo serviços de qualidade aos seus clientes e ao público em
geral através de operações e transferências de dinheiro de forma segura.
Mas como se procede esta operação?
Por
exemplo, de acordo com Rogério Lam, para os cerca de meio milhão Clientes do
BCI com cartão de débito basta para fazer transferência seleccionar “Outras
operações”, no ATM e transacções telemóvel indicar o número do telemóvel do
beneficiário da transferência usando para tal uma das operadoras nacionais e o
valor que deseja enviar a partir da sua conta a ordem em meticais.
Por
seu turno, o beneficiário receberá automaticamente uma mensagem via telemóvel
com as indicações necessárias para proceder ao levantamento do dinheiro numa
ATM do BCI, sem precisar de qualquer cartão nem conta bancária.
Refira-se
que actualmente o BCI tem uma Rede Comercial dispersa em todo o país
constituída por mais de 127 unidades de negócio, entre Agências Universais,
Centros BCI Exclusivo, Espaços “Private” e Centros BCI “Corporate”. Conta com
cerca de meio milhão de Clientes, que representa, segundo estatísticas do
banco, 29,35% no mercado em termos de depósitos e 31,97% ao nível de crédito (Raimundo
Moiane)
Imagem: noticias.sapo.mz
Sem comentários:
Enviar um comentário