segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Habitantes do Lubango Sem Água Potável


Os habitantes de algumas zonas da cidade do Lubango estão sem água potável há mais de duas semanas.
Os bairros 14 de Abril, Comercial, e João de Almeida são algumas das áreas mais  afectadas. Nestas zonas, mulheres e crianças com cantis, bacias, baldes a cabeça percorrem diariamente vários quilómetros  em busca de água.
Maria Isabel, residente no Bairro 14 de Abril (área do Benfica), disse ao Maka Angola que os moradores têm recorrido aos poços de água (cacimbas) para cozinhar, lavar e beber. A água das cacimbas não é tratada.
Na zona da Laje, os moradores estão há quatro dias sem água potável. “Aqui retiramos a água para beber, cozinhar e lavar na manivela [furo de água] que fica do outro lado da estrada”, avançou Justina da Gloria, moradora do bairro Comercial.
“Estamos a caminho de um mês sem água nas torneiras, a alternativa tem sido a sonda [furo de água]”, apontou Miséria Lourenço, moradora do bairro João de Almeida (zona da Rotunda).
Noutras áreas da cidade, tal como a Lage, a falta de água também se tem feito sentir mas de forma intermitente.
O director da Energia e Águas da Huíla, Abel João da Costa, adiantou que a falta de água potável será resolvida em breve.  “Devido aos arranjos que estão a ser feitos na conduta principal de abastecimento de água àcidade do Lubango, o seu fornecimento tem sido faseado. É um esforço que estamos a empreender e os trabalhos já terminaram. Os munícipes do Lubango terão já água tratada e canalizada a partir de segunda-feira, 27 de  Agosto, data em que será reinaugurado o sistema por sua excelência o senhor Governador da Huíla, engenheiro Isaac Francisco Maria dos Anjos. Pedimos desde já desculpa aos nossos consumidores pelos transtornos causados”, clarificou em declarações ao Maka Angola.
Na quinta-feira passada, 23 de Agosto, em véspera da visita de José Eduardo dos Santos à província da Huíla, foram destacadas três cisternas de água potável para a lavagem dos passeios nas artérias da cidade do Lubango, por onde passou a caravana presidencial.


Sem comentários: