terça-feira, 28 de agosto de 2012

Lubango: JES Falha Inauguração de Estação Inacabada



O Ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, inaugurou na passada Sexta-feira, 24 de Agosto, a estação especial dos Caminhos de Ferro de Moçamedes (CFM) na cidade do Lubango. A estação, contudo, está inacabada.
A obra deveria ter sido inaugurada pelo Presidente José Eduardo dos Santos na mesma data, de acordo com informação do governo provincial e de uma placa inaugural instalada no local.
À última hora, enquanto os chineses ainda trabalhavam na obra, o Presidente terá sido aconselhado, no prosseguimento da sua campanha eleitoral, a evitar a controvérsia de inaugurar a estação durante os trabalhos de acabamentos.
Maka Angola teve a oportunidade de fotografar, antes, a placa comemorativa da inauguração pelo Presidente José Eduardo dos Santos. A objectiva deste portal também captou o forro preto colocado por cima da placa presidencial, inscrito com os nomes do ministro dos transportes, Augusto da Silva Tomás, a quem coube cortar a fita do o empreendimento inacabado, assim como o do governador da Huíla, Isaac dos Anjos.
Segundo o forro, o ministro Augusto Tomás inaugurou a estação “por orientação de Sua Excelência Engenheiro José Eduardo dos Santos, Presidente da República”.
“Na véspera [da inauguração] os chineses tentavam a todo o vapor fazer os acabamentos finais, como a pintura, a instalação eléctrica do edifício, bem como as lâmpadas e outros aspectos mínimos, sob pressão do chefe do executivo local já que este é um dos elementos que justificaram o desalojamento das mais de três mil famílias que viviam ao longo ramal do CFM”, revelou uma fonte que falou ao Maka Angola em condição de anonimato.
Joel Martins, professor de profissão, residente no bairro do Ferrovia, junto à estação, manifestou-se estupefacto com o cenário de inauguração, com fitas coloridas e balões colocados a disfarçar soldaduras e remates por terminar na obra ainda em curso. Ao ver a edição de dia 25 de Agosto do Jornal de Angola, onde se destacava, na página 39, a notícia da inauguração da estação, Joel Martins não escondeu a sua surpresa: “Não acredito. O ministro inaugurou algo inacabado. Isto é uma brincadeira autêntica”.
Construída no âmbito da reestruturação e modernização dos Caminhos de Ferro de Moçamedes, a estação especial do Lubango ocupa uma área de três mil metros quadrados.

Sem comentários: