segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Kundi Paihama Promete Victória Absoluta


Por Edú Wañgo:
O general Kundi Paihama, prometeu, no Sábado passado, que o MPLA ganhará as eleições de 31 de Agosto com mais de 82 porcento dos votos, superando os resultados das eleições anteriores.
Considerado como um dos principais cabos eleitorais do MPLA no sul de Angola, o general fez tais afirmações durante um comício  realizado no Largo das Escolas, na cidade do Kuito, província do Bié.
O referido membro do Bureau Político do MPLA estimou que o seu partido tem mais de seis milhões de militantes, ou seja, dois terços do eleitorado. Com a apresentação dos referidos números, o também ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria arriscou ao afirmar que “o MPLA é o maior partido do mundo” e “estamos preparados para ganhar as eleições com uma cifra superior à de 2008”.
O MPLA esmagou a oposição nas legislativas de 2008, com 81.64 porcento do total de votos, que lhe garantiu 191 dos 220 lugares na Assembleia Nacional.
O general Kundi Paihama aproveitou a ocasião, para acusar alguns países ocidentais de apoiarem iniciativas internas com o objectivo de derrubar o actual governo.
Durante o comício, Kundi Paihama afirmou que Angola está no rumo certo sob a liderança de José Eduardo dos Santos e denunciou a “inveja” de algumas forças estrangeiras ante o crescimento sócio-económico alcançado pelo país.
“As potências ocidentais, não é uma acusação, é um dado adquirido, pois já aqui estiveram, já nos invadiram, mas nós as colocámos nos seus devidos lugares, estão a apoiar tudo o que sirva para destruir Angola”, salientou o general.
Num discurso virado para a juventude, o general criticou a recente onda de manifestações de protesto, realizadas sobretudo em Luanda, como actos caluniosos que visam apenas denegrir a imagem de José Eduardo dos Santos.
Desde Março de 2011, um punhado de jovens tem realizado protestos a exigir a demissão do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a quem acusam de ser ditador, por estar no poder há 33 anos sem nunca ter sido eleito.  Os jovens têm apresentado também uma série de reivindicaçõoes sobre o estado real da nação e os efeitos negativos do actual governo. As referidas manifestações têm sido reprimidas com violência.
O secretariado provincial do MPLA aguardava por uma multidão de mais de 20,000 militantes, mas apenas pouco mais de três mil pessoas afluíram ao comício. A parte musical do acto eleitoral foi no entanto mais popular, com cerca de mais quatro mil pessoas a afluírem ao local depois do comício. Yuri da Cunha, Cabo Snoop, Justino Handanga, José Katchiungo foram alguns dos nomes que animaram e fizeram dançar os bienos.
Em privado, segundo apurou o Maka Angola, o general Kundi Paihama manifestou o seu desagrado ao governador e secretário provincial do MPLA no Bié, Boavida Neto, pela fraca capacidade de mobilização e deixou instruções ao secretariado local no sentido de melhorarem a sua interacção com o eleitorado.


Sem comentários: