sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Maputo. Conselho Municipal ignora esgotos do embaixador de Angola. No bairro da Sommerschield (II)


Enquanto isso, o embaixador também ignora os seus vizinhos que continuam a conviver com a imundice produzida na sua residência

Maputo (Canalmoz) – É um jogo de mudos. Ninguém se pronuncia em relação ao braço-de-ferro que opõe parte dos moradores da rua José Craveirinha e 1395 (entrada pela Marginal), no luxuoso bairro da Sommerschield, em Maputo, e o embaixador de Angola acreditado em Moçambique, por causa da sujeira que sai da residência oficial do diplomata angolano, Isaías Jaime Vilinga.
As cartas dos moradores para o Conselho Municipal e para o embaixador também não foram respondidas.
Tal como noticiámos na semana passada, da residência do embaixador de Angola em Moçambique estão a escorrer águas residuais que incomodam os vizinhos pelo seu cheiro e estão a sujar a via pública.
As águas sujas que saem de um esgoto que está à porta da casa do embaixador percorrem toda a rua até desaguar na Marginal, que já está a ficar danificada por causa da acumulação das tais águas do esgoto da residência do embaixador de Angola.
A entrada do Hotel Southern Sun, que fica ao lado, não escapa à imundice vinda da casa do embaixador.
Como o embaixador está a violar o regulamento do Sistema Predial de Distribuição de Água e Drenagem de Águas Residuais, contactámos várias fontes a nível do Conselho Municipal que receberam as cartas dos moradores em Abril último, isto é, há mais de três meses, e nenhuma das entidades se disponibilizou a esclarecimentos. O porta-voz da edilidade pediu-nos as questões e depois não nos respondeu.
O vereador da área de salubridade encaminhou-nos ao vereador de infra-estruturas que também se mostrou indisponível.
O gabinete do Provedor do Munícipe mandou-nos marcar uma audiência com o provedor para uma data a anunciar.
Recorde-se também que já pedimos uma audiência marcada na Embaixada de Angola em Maputo com o ministro Conselheiro. Até hoje não tivemos retorno. Continuamos a aguardar por esclarecimentos.
Enquanto o Conselho Municipal e o embaixador permanecem no silêncio, os vizinhos do diplomata e os utentes da Marginal vão pagando a factura. Quando contaram à nossa Reportagem que depois testemunhou o facto, os moradores afectados disseram que o permanente “empoçamento” de águas residuais na rua 1395 “causa mau cheiro, produz mosquitos, enlameia muros da vizinhança e cria situações humilhantes para os vizinhos”.

Uma casa sem dreno

Tudo o que está a suceder acontece porque aquando da construção da residência oficial do embaixador, foi aberta uma valeta ao longo do muro posterior, que se destinava a escoar águas pluviais acumuladas no pátio. Até aí não havia problemas. Só que depois que passou a ser ocupada pelo embaixador, foram instalados na mesma valeta outros tubos de águas residuais. De acordo com os moradores, as águas residuais produzidas na residência do embaixador não são encaminhadas à fossa séptica e dreno, mas, sim, despejadas directamente na valeta que vai dar à Marginal.
O Canalmoz esteve na residência do embaixador e constatou in loco a imundice que o embaixador está a proporcionar a vizinhança. Praticamente o embaixador está a usar a avenida da Marginal como dreno. E como a valeta é pequena as águas transbordam para os muros da vizinhança. Mesmo à entrada está uma caixa a rebentar pelas costuras. (Matias Guente)

Sem comentários: