quinta-feira, 30 de agosto de 2012

III Conferência Internacional do IESE. Investigadores discutem acumulação e transformação em contexto de crise


Maputo (Canalmoz) – A III Conferência Internacional que o IESE organiza nos dias 4 e 5 de Setembro próximo em Maputo vai centrar as discussões académicas em acumulação e transformação em contexto da crise. aliás, este é o tema da conferência: “Moçambique: Acumulação e Transformação num Contexto de Crise Internacional”.
Segundo o IESE, a conferência visa introduzir novas perspectivas e abordagens fundadas numa análise de economia política, com relevância para Moçambique, contará, para além de participantes nacionais, com a presença de outros provenientes de cerca de vinte países de África, Europa, Ásia e América.
As apresentações e debates serão focados nos quatro aspectos que caracterizam a crise internacional actual, nomeadamente a crise económica, do sistema político, ambiental e do bem-estar. As sessões estão organizadas em seis módulos divididos em painéis que perfazem um total de 20, naquilo que constitui grupos temáticos sobre questões que dizem respeito à vida do país. Os seis módulos são: “Transformação Económica” que se subdivide em quatro, nomeadamente “Perspectivas Macroeconómicas”, “A questão Agrária”, “Dependência de recursos primários à industrialização diversificada” e “Economias Emergentes”, os outros dois são “Crise, Movimentos Sociais e Cidadania” e “ Pobreza, População e Protecção Social”.
A Comunicação académica de abertura será proferida pelo prestigiado economista britânico Jan Toporowski, debruçando-se sobre “Política monetária num sistema de crédito internacional e a crise global”. Especialista em Economia Financeira, o professor Toporowski, da School of Oriental and African Studies (SOAS), Universidade de Londres, é um dos mais conceituados peritos em sistemas financeiros.
Durante a Conferência estará patente uma exposição multimédia retratando a actividade científica e social envolvendo o IESE e outras organizações nacionais e estrangeiras. Serão expostas centenas de obras por cerca de vinte instituições, entre universidades, centros de pesquisa, livreiros e organismos da sociedade civil.
Por outro lado, o artista Cheny Wagune e o grupo Xindiro vão apresentar seus temas artísticos que mostram como arte e pesquisa académica são formas de expressão que concorrem para objectivos comuns.
Estarão presentes, na Conferência, académicos, membros do governo, de instituições do Estado, de organismos da sociedade civil, parceiros de cooperação, estudantes e o público em geral. (Redacção)
Imagem: facebook.com

Sem comentários: