segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Situação no Huambo leva PR adiar viagem pela segunda vez



Lisboa – O Presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, decidiu  retirar a província do Huambo do seu programa de deslocações ao interior do país. Previa inicialmente ir aquela localidade no dia 10 de Agosto  mas em última da hora refez a sua agenda remarcando  a viagem  para  dia 22 que acaba de cancelar.

Fonte: Club-k.net
Regime admite ter perdido Huambo para oposição
A decisão da retirada do Huambo do seu roteiro de campanha  é atribuída  a previsibilidades que não terão ido ao encontro das suas exigências  respeitantes a obras que previa inaugurar  e a  situação da província descrita como “situação complicada”, em termos de mobilização.
Um relatório de situação aponta que para além de obras inacabadas, há igualmente indícios de as mesmas apresentarem pouca qualidade, o que levou com que, o grupo que preparava a deslocação do PR, recuasse quanto a sua   inauguração por parte de JES.

Obras não concluídas ou de má  qualidade:
- O centro cultural, localizado no centro da cidade do Huambo que deveria ser inaugurado ainda não esta pintado.
-  O centro  cultural "Mbalundu", no Bailundo que até semana passada não estava rebocado foi considerado pelo grupo de avanço como  “uma obra sem significado”  para população. 
- As obras  Barragem do Gove,  no município da Caála estão  concluída,  porém , registra-se insuficiência no fornecimento de energia. A Cidade do Huambo têm registrado nas últimas  semanas constantes  cortes  de energia, o que compromete a inauguração por parte do PR
Fraco nível de mobilização:
A província do Huambo, é  descrita em pelo grupo que acompanha como  “um sector perdido”. Os dirigentes do MPLA, naquela localidade  reconhecem, em privado que perderam a província ou que pelo menos tendem a eleger “pelo menos” um ou dois deputados nas próximas eleições de 31 de Agosto.
No seguimento do anuncio da viagem de JES, as estruturas do partido falharam na mobilização em dois comícios/ actividades de massas  que tiveram lugar no dia 13 e dia 18 que visou testar a popularidade do partido no poder.  Na primeira actividade , o MPLA  reuniu um numero de adeptos inferior a 3 mil pessoas e na  segunda  fizeram uma passeata que terminou no largo Saidy Mingas onde terão reunido perto de 5 mil militantes e amigos. 
Da referida actividade, as estruturas locais distribuíram combustível grátis para os motoqueiros, isso é, foram indicados para se dirigirem a uma bomba de combustível para que cada pudesse abastecer de 2 a 5 litros de combustível, mas terão notado que os motoristas, terão burlado acabando e não compareceram na passeata.  
A razão que os seus dirigentes admitem que terão perdido a província é interligada a crescente aceitação da UNITA com realce a um  comício realizado no  passado dia 11 de Agosto  que terá reunido perto de 200 mil pessoas e que teve como animador , o general Abílio Kamalata Numa. 
Faustino Muteka, o governador provincial e primeiro secretario do MPLA, é identificado como o “culpado” da impopularidade que o partido no poder esta a observar na Província do Huambo. Há indicadores que terá afastado quadros intermédios responsáveis pela mobilização no interior da província e outros altos funcionários com aceitação interna.  Os casos mais notáveis foram dos ex- vice-governadores, Elindo Barbosa e Loty Nolica que apos terem sido afastados  o governador   retirou-lhes a viatura.
Afastou  o grupo que constituía a correia de mobilização do partido ao qual constavam quadros como Paulo Jimy, Armando Kapunda  e Bernardo José Sapalo,  descrito como “grande mobilizador”, pela ala juvenil  do partido. Outro mobilizador é  Bernardo Suka, a quem o governador mandou para cadeia.
De acordo com um levantamento, o governador Faustino Muteka terá afastado desde o seu mandato naquela província perto de 300 activistas das bases do MPLA que ocupavam posições nas estruturas do Estado. Os mesmos não  voltaram  ser nomeados para nenhum cargo e esta desolação  é apontada como estando a  afectar a relação política do partido liderado por Eduardo dos Santos.

Sem comentários: