segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Greve Abortada na RNA


O colectivo de trabalhadores da Rádio Nacional de Angola (RNA) abortou ontem a greve anunciada para o mesmo dia, 24 de Agosto, para responder a promessas de última hora do ministro da Economia, Abraão Gourgel.
“À meia-noite, a comissão sindical recebeu uma proposta formal de negociação do ministro da Economia, Abrahão Gourgel, em que comprometia o governo a garantir a segurança social e o seguro dos trabalhados, através da ENSA (Empresa Nacional de Seguros de Angola)”, explicou o representante do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), Teixeira Cândido.
Segundo Teixeira Cândido, na proposta, “o ministério disse que não estava em condições de actualizar os salários a 300 porcento, mas procederia a aumentos graduais anuais correspondentes ao sector da função pública”.
Por volta das 7h00, hora marcada para o início da greve, dezenas de trabalhadores concentraram-se na portaria da RNA com distícos de greve.
Dezenas de efectivos da Polícia Nacional fortemente armados, incluindo a brigada canina e agentes da intervenção rápida, pessoalmente liderados pela comandante provincial de Luanda, comissário Elisabeth Rank Frank “Bety”, fizeram-se presentes no local.
Um transeunte, que se entusiasmou a fotografar a manifestação dos trabalhadores da RNA, foi atacado por um dos cães e acabou por ser a vítima colateral do contencioso laboral.
“A polícia foi informada que havia um bando de arruaceiros a fazer confusão diante da RNA. Informámos a comandante Bety sobre a reivindicação legal dos trabalhadores. Ela compreendeu a situação e ordenou a retirada dos seus efectivos de forma oportuna”, disse o porta-voz do SJA.
Sobre a intenção dos trabalhadores, Cândido Teixeira reiteirou que “os colegas vieram dispostos para a greve, porque não havia informação em contrário. Quiseram paralisar os serviços, de facto. Tivemos de apresentar uma contra-proposta aos trabalhadores para que tudo seja resolvido na próxima semana”.
Como contra-proposta, os trabalhadores baixaram a sua exigência de reajustamento salarial de 300 para 150 porcento.


Sem comentários: