segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A maldição dos diamantes, segundo de Rafael Marques


Rafael Marques lança "Diamantes de Sangue" dia 15 de setembro em Lisboa

Lisboa, 30 ago (Lusa) -- O jornalista angolano Rafael Marques lança dia 15 em Lisboa o livro "Diamantes de Sangue -- Corrupção e Tortura em Angola", obra em que apresenta a sua mais recente investigação sobre personalidades, instituições e empresas envolvidas nos negócios dos diamantes.
Editado pela Tinta da China, o livro estará à venda a partir do dia 09 de setembro e inclui o testemunho de "centenas de vítimas" do tráfico de diamantes em Angola.
No texto de apresentação da obra, Rafael Marques escreveu que é na província da Lunda Norte, que faz fronteira com a República Democrática do Congo, que se concentram as "principais áreas de exploração aluvial diamantífera".
"Grande parte dos habitantes vive em regime de quase escravatura. São impedidos de manter atividades de auto-subsistência, roubados, torturados, assassinados. As Forças Armadas e as empresas privadas de segurança protagonizam os crimes com total impunidade. As autoridades e o governo ignoram esses crimes", acusou.
Jornalista de investigação e ativista, Rafael Marques é um dos principais responsáveis por denunciar e divulgar os esquemas de corrupção que envolvem as mais altas esferas do poder em Angola, bem como as empresas e entidades estrangeiras que com ele negoceiam.
É formado em Jornalismo e Antropologia, pela Universidade de Londres, e é mestre em Estudos Africanos, pela Universidade de Oxford.
EL.
Lusa/Fim

Sem comentários: