sábado, 11 de fevereiro de 2012

As negociatas da UNITA - Domingos Chipilica Eduardo


Benguela - Os últimos acontecimentos esquisitos no seio da Unita,não nos permitem ficar indiferentes pois o exercício de democracia que nos propusermos, obrigam-nos “abrir a boca”. No intuito de podermos também ajudar a construir um Estado sólido e um País de liberdades , direitos , deveres s e instituições quer públicas quer privadas fortes. Como disse Barack Obama aquando da sua visita ao Gana .” Que África precisa de instituições fortes e capazes”.

Fonte: Club-k.net
A após a divulgação dos resultados eleitores de 2008,a oposição no geral e a Unita em particular entraram em estado de choque.Sei que o fastama da fraude , manipulação, suspeição …Jamais podem ser afastados.Todavia devemos ser intelectualmente honestos e sermos cidadãos em primeiro lugar.Reconhecer as graves falhas de estratégias do ainda maior partido na oposição como “asfixiar” determinadas figuras, o mau serviço prestado de inteligência , boatos, calunias, traições e “negociatas”.O mandato do Dr Samakuva devia ter “terminado” com os 16 deputados que conseguiu? Quiça os danos seriam menos.

O folha 8 publicou nas suas duas últimas edições sobre as supostas negociastas que a Unita e o Mpla fizeram .Embora dada as informações previligiadas que obtivemos já nos tinhamos pronunciado no texto, dias anteriores “ a teoria do envelope”. Sobre como o dinheiro compra mentes e pessoas em Angola..Verdade ou mentira.Deus sabe.! Se o Mpla qualquer “miúdo” quer comprar e controlar quanto mais o seu maior adversário politico?

A realização de último congresso da Unita, estava a ser condicionado por falta de dinheiro mas depois do surgimento de um grupo de "bandidos " e de pressão lá saiu. Apareceu dinheiro. Dr Samavuka ganhou .Viva a democracia !

Kamalata Numa antigo secretário geral do Galo Negro que estremecia o M e há quem diga que era o principal responsável por muitos AVC e outras patologias consideradas graves por parte de dirigentes do regime.Motivos, suas declarações contudentes e frontais ao Ali babá e os 40 bandidos, como um dia ele proferiu.Agora é o conselheiro , de quem ?de quem ?,Uma fonte garantiu-me que ele será o cabeça de lista da Unita nas proximas eleições.Tenho algumas reservas. Afastou-se do eleitorado!

Em Benguela a dupla imbativel Francisco Viena do Bloco Democratico e Vitorina Nhany da Unita, mentia os serviços secretos , Mpla, a policia em alerta e trabalho intenso! Dizia-se que o governador e primeiro secretário do Mpla,Armando da Cruz Neto inspirava-se nos seus discursos para contrapor quase que nao dormia quando eles falavam. No "semáforo" há se prioridades. ”Leiam” bem os pronunciamentos do chefe do M local. A saida do cota Nhany de Benguela,causou incompreensão generalizada, e comenta-se tanto. Até no seio do adversário natural. Foi um alivio ! Viena ficou solitário.Pensavamos que este ano seria o” momento de fogo”.Viva a democracia!

Actuação da rádio Despertar parcial, a “expulsão” em breve de alguns jornalistas e a saida inglória de Jójó. Apesar do “estatuto especial” e um contrato recheado de boas clausulas que tinha. Água não recebia? . Embora nos seus argumentos de despedida haja contradição.O Jójo não é miúdo para descobrir em ano eleitoral que a Unita usava-o como escudo politico.Todo mundo sabe! Somente ele desconhecia! Na Despertar faltam condições razoáveis para se trabalhar com dignidade.(na redacção há um computador)Agora pensem só.A despertar é o órgão por excelência da Unita, passa tudo a seu favor e nada contra mais nada contra.Até na internete não está no ar ou seja está inoperante a muito tempo.O sindicato é posto de lado.Viva a democracia!

A vida conjugal é muito difícil geralmente, os parceiros quando estão em desacordo apontam sempre os erros do outro. Mesmo sabendo que a resolução do problema passa em cada um reconhecer o seu .Se houve ou não negociata entre o Mpla e a Unita o fututro dirá.Porém as práticas recentes do galo indiciam que alguma coisa não vai bem. As repercussões são assustadoras.

O conto de que há um cabala contra a Unita e ela colocar-se sempre no lugar de vitima é totalmente desactualizado e lamentável.Como disse um vez um pregador aos crentes.É preciso fazer analises nas nossas vidas.E digo é preciso a Unita ler os sinais do tempo.

Sem comentários: