sábado, 11 de fevereiro de 2012

JES empossa Manuel Vicente no cargo de ministro da Coordenação Económica


Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, empossou nesta quinta-feira, 09, Manuel Vicente (MV) no cargo de ministro de Estado e da Coordenação Económica, numa cerimónia assistida pelo vice-Presidente da República Fernando da Piedade Dias dos Santos. O mesmo foi nomeado no passado dia 30 de Janeiro, no âmbito de uma remodelação governamental que abrangeu a substituição do secretário de Estado da Energia e do vice-ministro da Juventude e Desportos para a Juventude. Os dois titulares destes dois cargos, Joaquim Ventura e Job Capapinha, respetivamente, foram também empossados.

Fonte: Lusa Club.k-net

No comunicado distribuído à imprensa em que se dava conta da remodelação governamental, era indicada a exoneração de Archer Mangueira do cargo de vice-ministro do Comércio, pasta para a qual ainda ninguém foi nomeado publicamente. Archer Mangueira foi entretanto nomeado presidente do Conselho de Administração da Comissão de Mercado de Capitais.

Manuel Vicente foi anteriormente presidente da Sonangol, a petrolífera angolana que transformou de simples concessionária e distribuidora num conglomerado com importantes activos financeiros na Europa, nomeadamente em Portugal, Ásia e América, além de ter criado subsidiárias em alguns países africanos, sobretudo de língua portuguesa.

A sua inclusão no Governo merece leituras de vários analistas de que se trata de atribuir a Vicente o peso político de que carecia para poder integrar em segundo lugar a lista de deputados que o MPLA, partido no poder em Angola, deverá aprovar na sexta-feira (amanhã) para concorrer às eleições gerais de setembro próximo.

Importantes sectores do MPLA não reconheciam a Manuel Vicente esta experiência política, razão pela qual questionavam a sua inclusão nas listas de deputados, processo que chegou a estar marcado para Dezembro e foi sucessivamente adiado, agora para esta sexta-feira, na reunião que o Comité Central daquele partido vai efectuar, liderado por José Eduardo dos Santos, presidente desta formação partidária.

Segundo a Constituição angolana, o número um da lista vencedora das eleições gerais torna-se automaticamente Presidente da República, pelo que em caso da demissão do número um ao cargo, o nome que se segue sobe à chefia do Estado.

Segundo o comunicado em que se dava conta da nomeação de Manuel Vicente para o Governo, era esclarecido que o novo ministro de Estado e da Coordenação Económica coadjuvará o Presidente angolano nos trabalhos de direção da Comissão Económica e da Comissão para o Sector Produtivo. O objetivo anunciado da remodelação foi a redução a concentração de tarefas, agilizar a implementação das decisões e deliberações, bem como melhorar a articulação intersectorial, aumentando assim a eficiência e a eficácia da ação governativa.

A nota presidencial acrescentava que, de igual modo, o Presidente da República continua a dirigir o sector de Segurança Nacional, sendo coadjuvado pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Militar, Hélder Vieira Dias "Kopelipa", enquanto o vice-Presidente da República, que preside à Comissão para a Política Social, passa a ser coadjuvado pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil, Carlos Feijó.

Sem comentários: