sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Polícia confirma mais um caso. Raptos em Maputo continuam


Maputo (Canalmoz) – Os raptos em Maputo continuam, apesar do Comando Geral da Polícia ter anunciado na terça-feira a detenção no último fim-de-semana de um indivíduo que segundo a corporação iria permitir desmantelar o grupo criminoso que já perpetrou mais de duas dezenas de raptos na cidade capital do País, dos quais mais de dez nos últimos meses, e da PRM estar a pretender associar aos incidentes, como testas de ferro e cérebros destas acções de sequestro e resgate, os reclusos Momad Satar (Nini) e Vicente Ramaya, ambos a cumprirem penas maiores por envolvimento no grupo criminoso que assassinou o jornalista Carlos Cardoso e transferidos esta semana “preventivamente” da Cadeia da Machava para os calabouços do Comando da Cidade de Maputo.
Várias fontes dizem-nos, no entanto, terem sido raptadas esta semana duas senhoras e não apenas uma como reporta a PRM. Uma delas dizem-nos ser “prima de Vicente Ramaya”, mas a Polícia apenas confirma um outro caso.
Contactado pelo Canalmoz, Arnaldo Chefo, porta-voz da PRM na cidade de Maputo, confirma apenas um caso de rapto de uma senhora de uma “família de empresários”.
Segundo Chefo, a senhora, que até ao fecho desta edição ainda se encontraria sob custódia do grupo de criminosos, “estava numa viatura, na companhia do seu marido, a circular no centro da cidade de Maputo quando a viatura do casal parou no semáforo da Avenida Amilcar Cabral, esquina com a Avenida Mao-Tse Tung, e um grupo de bandidos os abordou tendo depois de ameaças com armas de fogo arrastado a mulher, levando-a na sua viatura e deixando o marido seguir sozinho”.
O inspector e porta-voz da Policia na cidade de Maputo, Arnaldo Chefo, disse ainda ao Canalmoz que por “razões de segurança da raptada e da sua família”, neste momento não pode revelar a sua identidade, mas explicou que “trata-se de uma senhora de uma família de empresários de origem asiática e nome estrangeiro”.
Segundo o porta-voz da Policia que temos estado a citar este é o único caso de rapto de que a Policia tem conhecimento, e que ocorreu na última quarta-feira.
Esse rapto deu-se por volta de 21 horas, segundo Arnaldo Chefo.
O Canalmoz, no entanto, tem informações, ainda não confirmadas oficialmente, de um outro caso de uma outra senhora parente de um outro empresário moçambicano e alegadamente “prima de Vicente Ramaya”.
A senhora cujo rapto a Polícia diz conhecer, de acordo com fontes particulares do Canalmoz não é esposa do senhor que conduzia a viatura em que seguiam quando foi raptada mas, sim, “sogra”, e os sequestradores estão a pedir de resgate cerca de 100 milhões de Meticais, aproximadamente quatro milhões de USD.
Também as informações de que dispomos dão conta de que a ocorrência se deu no semáforo do cruzamento da Av. Karl Max com a Av. Eduardo Mondlane e não onde a polícia reporta o sucedido.
A senhora, segundo a descrições, é ismaelita, ligada ao Imã Aka Khan de origem Persa, familiar dos patrões de dois dos maiores grupos económicos do país, concretamente a Africom e Delta Trading. (Fernando Veloso e Borges Nhamirre)
Imagem: preparei-me para saber as últimas novidades sobre a situação em Maputo.
ucrania-mozambique.blogspot.com

Sem comentários: