sábado, 11 de fevereiro de 2012

Semanário ACapital impedido de sair a rua por fazer criticas a JES


Lisboa – A MEDIVISION SA, a empresa conotada ao regime que comprou o Semanário ACapital não permitiu que a última edição deste jornal fosse a rua, este sábado, por trazer textos considerados como críticos ao Presidente José Eduardo dos Santos.

Fonte: Club-k.net
Esta é a terceira censura, no Semanário ACapital , ocorrida num espaço de cinco meses. A última vez por trazer uma entrevista com o economista Vicente Pinto de Andrade que reagia ao discurso de Estado da Nação do PR. No mesmo mês, isto é em Outubro de 2011, a MEDIVISION SA voltou a censurar, um texto do jornalista Mário Paiva que alertava que “o país já não acredita que depois de JES, só pode ser o dilúvio”.

Embora nos outros casos a censura foi no sentido de terem retirado os textos críticos deixando paginas em brancas, no caso mais recente, os responsáveis da MEDIVISION SA, não deixaram que a publicação fosse levada a gráfica, após terem dado conta que trazia no um dossiê em que os jornalistas faziam uma analise sobre o estado do país e o modo de governação do Presidente da República.

Por habito, antes da publicação, seguir para a gráfica é antes enviada para uma desconhecida equipa de avaliadores que decidem o que deve ou não sair. Embora a MEDIVISION SA, seja apresentada como uma empresa conotada aos interesses do general “Kopelipa”, dão rosto por ela, dois elementos identificados por “Senhor Pinheiro” e “Doutor Celso”. Por sua vez ambos são representados juntos a redação do Jornal por duas funcionarias administrativas, Marcela Costa e Irene, esta última identificada como “afilhada do Senhor Ribeiro”.

Desde que passou a ter novos donos, a reprodução do Semanário ACapital passou a ser feita na Damer Gráfica SA, propriedade do Grupo Media Nova, pertencente ao trio presidencial (Manuel Vicente, “Kopelipa” e Leopoldino do Nascimento).

Sem comentários: