sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Fotomontagem põe MPLA em pé de guerra


Imagem manipulada mostra o presidente Eduardo dos Santos e colaboradores como se estivessem algemados, após terem sido presos por roubo.
Redacção VOA
Luanda, 13 de Março de 2012 - Uma foto montagem publicada em Março, no semanário Folha 8 colocou o partido no poder em Angola, o MPLA, em pé de guerra.
Os meios de informação estatais levaram a cabo uma intensa campanha de desacreditação daquele semanário e do seu director William Tonnet, condenando a foto montagem que mostra o presidente José Eduardo dos Santos  e dois dos seus colaboradores mais próximos como estivessem algemados e com cartazes alegando terem sido presos por roubo.
Os meios de informação estatais levaram a cabo entrevistas feitas através do país condenando o Folha 8. O director do Folha 8, William Tonet, disse que a foto montagem não é de autoria do seu jornal circulando na internet  há bastante tempo.
Tonet disse que era intenção do jornal publicar a foto montagem com um artigo afirmando que os críticos do governo deveriam assumir a sua identidade ao publicarem esse tipo de críticas ao governo.
“Quem crítica o Presidente da República deve ter a corajem de dar a cara,” disse Tonet
Contudo uma “gralha” técnica tinha resultado na publicação da foto sem qualquer texto, disse. O texto tinha sido publicado uma semana mais tarde.
O seu jornal tinha assumido o erro, disse Tonnet para quem “é incrível" que  um partido monopolize o governo “no sentido de condenar o Folha 8 em proporção excessiva”.
A este respeito  odirector do Folha 8 disse que muitos dos entrevistados "nunca leram o Folha 8" e outros não sabem mesmo ler".

Sem comentários: