quarta-feira, 6 de março de 2013

ALERTA GERAL!!! O Departamento de Estado dos EUA classificou actualmente Luanda como Cidade crítica

 
Um alerta que recebi do departamento de recursos de um dos nossos Bancos e que aproveito para divulgar.

“Ao longo das últimas duas semanas têm ocorrido, vários relatos de assaltos à mão armada envolvendo não só cidadãos nacionais, como estrangeiros e até diplomatas, a todas as horas do dia e da noite, em veículos e ou quando se deslocam apeados. O mais preocupante é o nível de violência usado por assaltantes em perpetrar estes roubos. Houve alguns casos confirmados, onde as vítimas são agredidas com violência, mesmo depois de entregar seus objetos de valor.

Na avaliação dos detalhes destes incidentes, observamos que muitas vezes, resultam de imprevidência das vitimas.

A área do Kinaxixi, Alto das Cruzes Cemitério, edifício ESCOM e proximidade com a Embaixada dos EUA continuam a ser áreas problemáticas. Um “modus operandis” que parecia ter cessado ou diminuído, surgiu novamente, onde os assaltantes perseguem como alvo indivíduos quando eles saem dos bancos locais, ou máquinas ATM para os confrontar como vítimas na rua.

Além disso, tem havido vários relatos de incidentes em Luanda Sul, na Ilha de Luanda, zona da Ingombota e Maianga, com vítimas a entrar e sair de veículos e depois de saírem dos bancos.

O Departamento de Estado dos EUA classificou actualmente Luanda como Cidade crítica em termos deste tipo de crime, sobre os cidadãos na rua e também sobre ataques á propriedade (residencial e não-residencial). A aparente relativa diminuição deste tipo de criminalidade, ao longo dos últimos meses e depois das eleições nacionais, não se revela actualmente e está claro que o crime nestas duas últimas semanas, está em ascensão dentro da cidade e se tornado mais violento, apesar do grande esforço da Policia Nacional em combatê-lo.

Uma invasão de domicílio recente no bairro Miramar, demonstra como os
criminosos se tornaram mais descarados, e não se intimidam com os
guardas locais. Enquanto os ocupantes da residência dormiam - um
assaltante entrou na residência, roubou uma série de valores de um
quarto ocupado e saiu sem alertar o ocupante e o guarda no exterior.

Estes incidentes recentes requerem em nosso entender, alguma preocupação acrescida para todos e sugerimos que exerçam maior vigilância e boas práticas de prevenção e segurança, ao deslocarem-se por toda a cidade ou na vossa residência, nomeadamente:

• Fique atento ao seu entorno e procure sempre manter um alto nível de consciência situacional durante a condução ou a pé, em Luanda.
• Evite áreas ou situações que ofereçam potenciais condições de sofrer um assalto, evitando sempre que possível parar em locais ermos, escuros mal iluminados ou mal frequentados, mitigando a possibilidade de alguém desconhecido se aproximar de você ou o seu veículo.
• Esteja particularmente atento ao entrar ou sair de veículos estacionados em ruas movimentadas – Observe com atenção os seus arredores antes de se aproximar do seu veículo.
• Mantenha todos os objetos de valor ( malas , computadores, etc.) fora de vista - em seu veículo e residência.
• Nunca caminhar ou correr à noite em locais mal iluminados ou que denotem falta de segurança evidente! ( atenção a quem reside em Talatona e tem esta prática) e Sobretudo, Mantenha a calma se desafiado! Não reaja!

Inspeccione regularmente fechaduras das residências, janelas, grades e instale um alarme de intrusão se residir num local sem vigilância.

Exercite a sua consciência de segurança, para que viva mais seguro e para evitar ser vítima por imprudência.

Muito Obrigado
Aléxia Gamito. Facebook

Sem comentários: