quarta-feira, 3 de junho de 2009

Angola 1963. Silva Porto


Cidade capital do distrito do Bié, na Província de Angola, com a população de 100.984 habitantes, tem a caracterizá-la a célebre «embala» onde viveu Silva Porto.

A barragem do rio Cuito e a famosa piscina são lugares particularmente aprazíveis.

Nos arredores, o lago Dilolo é um atractivo local apreciável, e, do mesmo modo, as quedas de água Camacupa e de Moxico, cenários de beleza que se impõem pelo encanto da paisagem.

O conjunto florestal da cidade de Silva Porto, com milhares de eucaliptos a circundá-la, é motivo que impressiona pela sua esmagadora grandiosidade.

Simboliza-se o facto de a cidade representar o ponto de partida da travessia do sertão de Angola por Silva Porto e continuada por João da Silva e outros.

Quer ainda simbolizar o apelido de Silva Porto pela representação tradicional dos Silvas e da cidade do Porto, sua terra natal, cujo nome adoptou.

In Agência Portuguesa de Revistas. 1963

3 comentários:

Ana Oliveira disse...

Olá, encontro-me a desenvolver uma investigação no ambito do Mêstrado em Escultura Pública sobre o escultor Arlindo Rocha. Este escultor é o autor do monumento a Silva Porto, na antiga cidade de Silva Porto. A imagem que publicou chamou-me a atenção, gostaria de saber se é uma imagem de jornal, ou se o texto que parece haver na parte inferior, fala sobre a escultura. Obrigada pela atenção

Gil Gonçalves disse...

Olá, Ana.
É de uma colecção de cromos da Agência portuguesa de Revistas da altura.
Mais detalhes segue meu mail:
upanixade@gmail.com

Filipa disse...

Li o texto, como aliás, leio tudo o que se refere ao Bié em geral e Camacupa em particular. Devo lembrar que as quedas de água no concelho de camacupa, são as quedas do rio Luando, a um kilómetro da povoação com mesmo nome. Quanto às que refere no Moxico, devem ser as quedas do rio cuemba, nas proximidades da sede do concelho com o mesmo nome.