segunda-feira, 15 de junho de 2009

História Universal (9). Os assírios



Era o ano 900, surgiu em Itália a primeira civilização equiparável às orientais.

CARLOS IVORRA

Tratava-se de um povo que se chamava a si mesmo Rasena. Os gregos chamavam-nos Tirrenos, enquanto que nós os conhecemos pelo nome que lhes deram os romanos: os Etruscos. Não conhecemos muito bem a cultura etrusca, pois a sua língua não foi decifrada. Está descartado que os etruscos foram indo-europeus. Os romanos diziam que vieram da Ásia menor, e é possível que estivessem certos, pois com as comoções dos séculos precedentes é plausível que algum grupo de homens decidiram-se a recorrer um largo trecho em busca de paz, e a Itália era provavelmente a terra mais próxima que a podia proporcionar. Chegaram por terra desde o Norte, e parece ser que foram poucos. Formaram uma oligarquia que pouco a pouco foi organizando e dominando mais cidades, potenciando, assimilando e desenvolvendo as culturas locais. A sua cultura era matriarcal (igual ao de muitas culturas mediterrâneas e orientais primitivas, e em oposição ao marcado carácter patriarcal dos povos indo-europeus). A sua religião centrava-se nos ritos funerários e no culto aos mortos. Também estava muito arraigada A sua crença em diversas técnicas de predição do futuro, especialmente através do exame das entranhas das aves, ou do seu voo. A arte etrusca apresenta rasgos muito originais, talvez de influência oriental. Nas estátuas destaca-se a forçada curvatura da boca, o chamado "sorriso etrusco", que lhes confere uma expressão estranha, quase cómica.

Os etruscos estenderam-se pela costa Noroeste da Itália, desde o rio Arno até ao rio Tibre. Na sua fronteira Este marcavam-na os montes Apeninos. O resto da Itália estava povoado por diversas culturas indo-europeias. Ao Sul da Etrúria havia um território conhecido como o Lácio, nele se distribuíam umas trinta cidades-estado independentes com uma cultura afim e uma língua comum (o latim). Depois da chegada dos etruscos aliaram-se numa Liga Latina, encabeçada pela cidade de Alba Longa.

Entretanto, uma nova tribo ária descendeu sobre a Mesopotâmia. Eram os medos. Vinham do Norte e assentaram-se no Noroeste do moderno Irão, ao Sudoeste do mar Cáspio. Dita zona passou a chamar-se Média. Os medos trouxeram uma inovação: os cavalos domesticados até então eram pequenos, capazes de atirar de um carro, só ou em parelhas, mas não de suportar directamente o peso de um ginete. Os medos domesticaram uma raça de cavalos grandes, similares aos actuais, e aprenderam a montá-los, convertendo-se nos mais hábeis ginetes da antiguidade.

Em 897 o rei da China adjudicou umas terras a um chefe bárbaro criador de cavalos chamado Feizi, em troca de que lhe ensinasse a montá-los. Assim se formou o estado de Qin. Dele deriva palavra "China".

Em 889 morreu o rei assírio Adad-Narari II e foi sucedido pelo seu filho Tukulti-Ninurta II, quem pela primeira vez dispôs dum exército integralmente equipado com armas de ferro. Isto converteu-o no exército mais poderoso do planeta. Ademais, os assírios revolucionaram a técnica do assédio. Até então, a estratégia duma cidade sitiada era resistir à espera de que os sitiadores desesperassem ou fossem vítimas das enfermidades que inevitavelmente surgiam ante a total falta de higiene dos acampamentos militares. Com os assírios, o assédio deixou de ser um simples intento de matar de fome aos sitiados. Idealizaram máquinas para derrubar muralhas, dotaram-nas de rodas para acercá-las e blindaram-nas para proteger os homens que as moviam. Mediante pesados aríetes abriam uma brecha pela qual o exército sitiador penetrava na fortificação e encontrava-se com toda a população à sua mercê, pegada nas suas próprias muralhas. Os assírios ganharam fama de crueldade nunca ouvida até então. Pouco a pouco, a Assíria foi crescendo e reconstruindo o seu antigo império.

(Carlos Ivorra, é professor na Universidade de Valência, Espanha. Faculdade de Economia. Departamento de Matemáticas para a Economia e a Empresa.)
Traduzido do espanhol.

Sem comentários: