sábado, 6 de junho de 2009

O caos… o regresso dos especuladores



ClassePobre, 22/05/09 09:33
Ia um enforcado para a forca, com dois carrascos atrás dele....
Então alguém na multidão pergunta. -Porque vais para a Forca?
E ele responde. -Eu não vou, eles é que me levam!!!
Diário Económico



O caos… o regresso dos especuladores
Os baixos preços que o petróleo regista nos últimos meses tampouco serviram precisamente de incentivo ao investimento em energias alternativas.

EL PAÍS

Muitos projectos simplesmente não resultaram rentáveis. Mas isso pode ter chegado ao seu fim. O crude registou em Maio a maior subida mensal da última década. O preço do barril de brent aumentou 15 dólares num só mês, até superar os 65 dólares por barril no fecho da passada sexta-feira.

O mercado e a própria Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) atribuem este movimento dos preços a "um sentimento e não aos fundamentos" da economia. Detrás se esconde, dizem, a confiança em que o pior da recessão já ficou para trás e ao comportamento melhor do que o previsto dos mercados asiáticos. De facto, recordavam, a economia da Índia surpreendeu com um crescimento de 5,8% no primeiro trimestre do ano e a produção industrial do Japão registou em Abril o maior incremento em seis anos.

Mas há algo mais. "O apetite pelo risco volta a cotizar a alta, lentamente mas sem dúvidas, e as matérias-primas ganham o favor do mercado com rapidez", admitia Barclays num informe. E isso significa a volta dos especuladores ao mercado do petróleo. A exposição dos hedge funds nas matérias-primas disparou nas últimas semanas, num mercado ao que também voltaram os fundos soberanos, inversores institucionais e fundos de pensões. De facto, em Maio o fundo de pensões Berkshire investiu 9,2% dos 1.600 milhões de dólares que maneja em matérias-primas, seguindo a senda de outros fundos de pensões nos Estados Unidos. –

Imagem: http://ingridcerveira.blogspot.com/

Sem comentários: