segunda-feira, 20 de julho de 2009

O Cavaleiro do Rei (35). Novela


(Caro leitor, este texto é verídico)

INTRODUÇÃO

«A partir de 1975, de semana a semana, dia a dia, a capital Luanda vai e nascer, de modo avassalador, o número de utentes das suas, hoje, devassadas corroídas infras – estruturas. Montadas para servir pouco mais de 400 mil pessoas. Hoje positivamente a rebentar pelas custaras, a cidade de Luanda é vitima de todas as erosões possíveis.

Quando começarem a manifestarem – se, na pele da grande cidade Africana, as primeiras feridas preocupantes. Já passaram, pois muitos anos, os quais Luanda não cessou de e nascer e de receber gente, gente, mais gente, sempre mais gente. Um fenómeno visceral de guerra. Depois das eleições de 1992, nova onda de Deslocados, Refugiados, Mutilados homens e mulheres, com as suas crianças, Camponesas, Operários, funcionários, Militares tresmalhados do Norte, Centro e Sul do País.

DESENVOLVIMENTO

Urbanização é o acto ou efeito do terror urbano ou citadino, isto é de transformar em cidades. A palavra « Urbanização » designa especificamente da área que ocupam, quem no seu número, quer na quantidade de pessoas que consagram.

Luanda é uma cidade apesar de tudo, estóica, lutadora, perseverante. As suas infras – estruturas estripadas, são ainda as mesmas de 1974 quando a cidade acolhia cerca de 400 mil almas. As mesmas! E os novos musseques, nas imediatas periferias são, agora, de betão! Construções ao Deus Dora, numa impressionante sequência de sofreguidões improvisas e clandestinidades com clandestinidade humana. Há edifícios de apartamentos cuja infra – estrutura comporta, na totalidade, fossas sépticas! Edifícios com uma média de 7 apartamentos por cada andar. Os rebentamentos em canalizações agudizam, no quotidiano de Luanda, o problema da rede de esgotos, talvez o mais sério de todas.

A deterioração dos edifícios comercias e residências do centro de Luanda e não só, rapidamente invadida por gentes dos musseques periféricos até mesmo de outros pontos do país. Aos poucos, este cenário altera – se porém, edifícios como o velho Hotel e outras estão irreconhecíveis. Outros imóveis, entretanto, conheceram cuidados de manutenção ou foram beneficiados.

Luanda-SUL

Luanda vai crescer para sul, com os nossos bairros, mais casas para habitação. A empresa provincial de projectos em conjunto com uma multinacional, será o embrião de uma empresa mista ( dotada de regime especial aduaneira fiscal e cambial ) que deverá acompanhar outras iniciativas da “Revitalização” urbana de Luanda.

No entanto a nova urbanização “Luanda Sul” uma inovação se desenha na construção das casas sociais vão participar ( mão de obra ) as culturas utentes das novas urbanizações. Muitos jovens poderão iniciar – se deste modo os operários ou artifícios no ramo da construção civil.

No que toca as “casas e económicas” com base no programa distribuímos o talhão entregamos. Projecto e o usufrutuário passa imediatamente à construção da casa.
Por onde se estende essa nova urbanização?»

Imagem: Angola em fotos

Sem comentários: