sexta-feira, 31 de julho de 2009

O regresso da escravatura em Angola. A Cabana do Pai Tomás


«Por : janecorrea Autor : Harriet Beecher Stowe

A cabana do Pai Tomás é uma novela da escritora americana abolicionista, Harriet Beecher Stowe, que trata da escravidão como tema central. O trabalho foi publicado primeiramente em março de 1852. A história focaliza a vida do Pai Tomás, um escravo Afro-Americano muito sofrido, como o personagem central. Todos os personagens, escravos seus amigos e proprietários de escravos, giram em torno de sua vida. A novela descreve as atitudes dos brancos com os pretos; os pretos não eram nada naquele tempo porque eram escravos e foram vendidos por dinheiro.

O esforço dos Afro-Americanos e a forte fé no Cristianismo são a beleza da novela. Pai Tomás ajuda seu amigo escravo Cassy a fugir. Isto resulta na morte do Pai Tomás. Ao morrer perdoa tudo àqueles que o mataram. A novela destacou o fato de que se alguém se gratifica na luz da religião, nunca será traído, sempre cuidará das pessoas relacionadas a ele, nunca enganará qualquer pessoa, fará seu trabalho com motivação, nunca dirá uma mentira, e ajudará aos outros. Isto porque não quer pertencer a este mundo, mas visualiza o céu como seu mundo. O Pai Tomás segue os ensinos da religião, sob o ponto de vista de como levar a vida? Como comportar-se sob circunstâncias diferentes? Que fazer e que não fazer? Ele sabe que a religião é sua vida, e que não quer estar neste mundo materialista.

O papel da religião em Cabana do Pai Tomás mostra uma fé grande, dedicação, obediência ao mestre, lealdade nas transações e dizer sempre a verdade por caráter. Os versos bíblicos foram usados em toda parte na novela. Com um fundo forte de Cristandade, o escritor executou belamente os conceitos da religião e o tópico o mais quente é a respeito da escravidão dos seres humanos.»

http://pt.shvoong.com/books/romance/1680063-cabana-pai-tomás/

Imagem: http://www.wook.pt/ficha/a-cabana-do-pai-tomas/a/id/73883

Sem comentários: