segunda-feira, 6 de julho de 2009

O leitão da Bairrada do António Gomes Lavoura


«Leitão da Bairrada faz furor em Wall Street

Diário Económico

O "Wall Street Journal" de hoje dedica duas páginas inteiras a esta especialidade da Mealhada. As origens e fases de preparação do prato, onde ficar e comer, são o "prato forte" do artigo.

Se a maioria das cidades portuguesas tem monumentos em homenagem a heróis locais, a Mealhada é um pouco diferente. Em vez de um navegador ou poeta a dar as boas vindas aos visitantes, há à entrada da cidade um monumento com um pequeno leitão.

É assim que o "Wall Street Journal" começa um plano de duas páginas dedicado a esta especialidade portuguesa. No dia seguinte ao ministro da Economia português se ter demitido, é o leitão da Bairrada que está em destaque.

O periódico norte-americano tenta perceber porque é que a Bairrada se tornou na região por excelência desta especialidade, já que os porcos são uma espécie criada em todo o país.

O presidente da Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada, António Duque, dá uma ajuda e explica ao jornal que a indústria de vinhos da região foi um factor importante, já que os ramos das vinhas foram sempre usadas como lenha nos fornos de tijolo onde os leitões eram assados, dando-lhes um sabor especial.

Todo o processo de limpeza, preparação e apresentação do leitão da Bairrada é descrito com detalhe para que não haja dúvidas sobre esta "arte".

O "Wall Street Journal" sugere também vários restaurantes como o "Pedro dos Leitões" ou "A Meta dos Leitões", "O Picnic", "Churrasqueira Rocha" ou a "Floresta dos Leitões", onde um visitante se pode deliciar com o prato típico da região.

O jornal deixa ainda algumas sugestões de locais onde pode ficar hospedado para uma visita de mais de um dia a este local de culto para quem gosta de carne, mas que é um "pesadelo para os vegetarianos".»

Imagem: http://jantarsextafeira.blogs.sapo.pt/arquivo/leitao-assado.jpg

1 comentário:

Anónimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!