segunda-feira, 6 de julho de 2009

O milagre económico de Angola


Isto é o fim
maravilhoso amigo
isto é o fim
meu solitário amigo
é o fim
Jim Morrison, The Doors


«Atrasos nos pagamentos em Angola é negativo para as construtoras
Os analistas do BPI e do ESR consideram que os atrasos de pagamentos de obras realizadas em Angola são negativos para as construtoras Mota-Engil, Soares da Costa e Teixeira Duarte.

Diário Económico

O Diário Económico avança hoje que as maiores construtoras nacionais enfrentam crescentes dificuldades de tesouraria porque não estão a receber ou estão a receber com muito atraso e de forma parcelar a facturação das obras que já efectuaram em Angola.

"Neutral a negativo. O 'chairman' da Mota-Engil já tinha dito que as empresas portuguesas enfrentam atrasos de pagamento em Angola e previu que se tornasse mais difícil estar no mercado angolano sem ser com uma operação local", pode ler-se numa nota de análise do BPI.

Os analistas do banco sublinham que o mercado angolano representou mais de um terço das receitas obtidas pela Soares da Costa e Teixeira Duarte no exercício de 2008 e 16% no caso da Mota-Engil.

No mesmo sentido, a Espírito Santo Research (ESR) classifica a notícia como "ligeiramente negativa para as empresas com exposição a este país [Angola]" e lembra que existe uma linha de crédito apoiada pelo Governo português de 300 milhões de euros para ser activada num cenário extremo, "o que não acreditamos ser o caso".

Na sessão de hoje, as construtoras estão todas a negociar em terreno negativo. A Mota-Engil cede 1,24% (ver gráfico), a Teixeira Duarte desliza 1,15% e a Soares da Costa desvaloriza 4,63%.


Comentários

vguerr, Lisboa 06/07/09 12:38
Os Angolanos se fossem espertos nem lhes pagavam nos próximos meses. Depois era só virem cá a Portugal comprar essas empresas a preços de saldo. Embora Português, não me ralava nada com isso. Essa cambada de gananciosos mais a banca foram os responsáveis pelo alimentar da crise, e querem ser os únicos a escapar dela, com ajuda do Estado e do petróleo do outros. Eles coitados é que acabam por pagar, como têm petróleo pagam, mas se fossem inteligentes não pagavam já, só daqui um ano ou dois.


pedro, 06/07/09 13:24
não se espera nada mais de Angola uma vez que não tem recursos para pagar
a quem deve.»

Imagem: Sérgio Piçarra no Novo Jornal

Sem comentários: