quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Demissão em bloco na agenda dos jornalistas do Semanário “A Capital”


Lisboa – A equipa de jornalistas e paginadores que formam o Semanário “A Capital” planeia demitir-se em bloco caso a MEDIVISION SA, a empresa detentora da publicação volte a proceder com praticas de censuras e interferência nos textos dos profissionais conforme aconteceu com a edição do dia 4 de Fevereiro, por trazer textos considerados como críticos ao Presidente José Eduardo dos Santos.

Fonte: Club-k.net
Profissionais estabeleceram ultimato
Ao se efetivar a demissão em bloco, os profissionais deverão mudar-se para o Jornal “Angolense”, onde perspectivam inovar o projecto daquela publicação que passara igualmente pela injecção de capitais. A demissão deveria acontecer logo após a ultima censura tendo sido protelada por influencia do Director da publicação, Tandala Francisco que terá pedido aos seus colegas para que dessem uma outra oportunidade.

Desde que passou a ter como dono MEDIVISION AS, o Semanário “ACapital” passou a enfrentar censuras por parte dos administradores. Em Outubro do ano passado foram censurados um texto do jornalista Mario Paiva e uma entrevista do economista Vicente Pinto de Andrade que reagia ao discurso do estado da nação do Presidente da República.

A censura é feita pelo habito que os responsáveis da MEDIVISION AS procedem em avaliar os textos antes de seguirem para gráfica. Embora a MEDIVISION SA, seja apresentada como uma empresa conotada aos interesses do general “Kopelipa”, dão rosto por ela, dois elementos identificados por “Senhor Pinheiro” e “Doutor Celso”. Por sua vez ambos são representados juntos a redação do Jornal por duas funcionarias administrativas, Marcela Costa e Irene.

Desde que passou a ter novos donos, a reprodução do Semanário ACapital passou a ser feita na Damer Gráfica SA, propriedade do Grupo Media Nova, pertencente ao trio presidencial (Manuel Vicente, “Kopelipa” e Leopoldino do Nascimento).

Sem comentários: