quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Se a ignorância pagasse impostos…


O secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Marco António Costa, afirmou que o Governo "não aceita lições de moral" da Esquerda sobre "sensibilidade social", pois foi com este Governo que se "falou de economia social pela primeira vez".

Quem quiser que acredite. Aliás, acreditar em Marco António Costa é também quase (quase porque não é ministro) meio caminho andando para chegar à gamela.

Marco António Costa, que falava num jantar de apresentação da estrutura concelhia social-democrata na Trofa, afirmou ainda que Passos Coelho "conduz e governa o país a olhar para o futuro e com sentido de responsabilidade" sem "hipotecar o futuro" pelo "aplauso no presente".

Segundo o secretário de Estado da Segurança Social, foi com "este Governo" que "se falou pela primeira vez desde o 25 de Abril de economia social".

Saberá Marco António Costa o que é a economia social? Nesse âmbito já terá ouvido falar do associativismo, do cooperativismo e do mutualismo? Ou foi só agora, com este governo, que tal lhe foi ensinado?

Como exemplo da "sensibilidade social" do Governo liderado por Passos Coelho, o secretário de Estado apontou a medida que permitiu "a discriminação positiva" de quem tem uma "carreira contributiva" mais longa no acesso ao subsídio de desemprego.

Mas então “sensibilidade social” e “economia social” são a mesma coisa? Ou só contaram para Marco António Costa?

Segundo Marco António Costa, também foi o Governo liderado por Passos Coelho que "pela primeira vez tomou a iniciativa de olhar para os falsos recibos verdes protegendo-os em situação de desemprego".

E o que é que isto tem a ver com economia social, a tal de que “se falou pela primeira vez desde o 25 de Abril” e apenas com este governo?

Além destas medidas, o governante apontou o "descongelamento" das pensões de mais de um milhão de portugueses como "exemplo" da visão "sensível" do Governo.

"A verdade é que aqueles que diziam que tinham o monopólio da sensibilidade social em 2011 congelaram pensões mais baixas, de 180 euros que nós descongelamos agora", disse Marco António Costa.

Será que alguém lhe poderá explicar que ao longo dos últimos 150 anos, a Economia Social tem ganho expressão e os seus objectivos passam necessariamente pela solidariedade e pelo desenvolvimento integrado da comunidade?

Será que alguém lhe poderá explicar que ao longo dos últimos 150 anos existe a Economia Social e que, afinal, não “foi com este Governo que se falou de economia social pela primeira vez"?


--
Orlando Castro
Jornalista (CP 925)
A força da razão acima da razão da força
http://www.altohama.blogspot.com
http://www.artoliterama.blogspot.com

Sem comentários: