segunda-feira, 16 de julho de 2012

Comandante conotado ao esquadrão da morte embaraça Sebastião Martins



Lisboa -  Francisco Noticia,  comandante  da  Polícia  Nacional  conotado  com as  praticas  de agressão que o fazem associar ao  “esquadrão da morte”  acaba de  embaraçar a figura do Ministro do Interior,  Sebastião Martins,  numa altura em que aquele  governante  procura  desmarcar-se das praticas de repressão  que se tornou  marca do seu consulado.

Fonte: Club-k.net
Disse  que  apenas cumpriu ordens superiores
No último sábado (14),  o superintendente Francisco Notícia, que é o comandante da Divisão da Polícia Nacional do Sambizanga recebeu na sua esquadra,   como detidos,  um grupo de jovens ligados a manifestação anti- governamental  realizada no bairro São Paulo, em Luanda   tendo entretanto enveredado por actos de violência que comprometem o executivo do Presidente José Eduardo dos Santos.

O maior  sinal de insensatez que Francisco Noticia terá mostrado foi  com o jovem Pedro  Malembe a quem o comandante manteve algemado  por  cerca de quatro horas  com as mãos  a inflamar após os seus homens  terem  fortemente espancado o rapaz.  A agressão aconteceu na presença de jornalistas da TPA e RNA que estavam no local  mas que entretanto não fizeram registro magnético do comportamento do comandante da polícia mas relataram nos seus círculos a forma desumana que Francisco Noticia tratou os detidos.

Estes jornalistas  contaram que enquanto  Pedro Malembe era espancado, o comandante  Francisco Noticia dirigia-se aos detidos com  termos mal criados e agressivos  dizendo que “Vocês só merecem ser fuzilados”.

“Aqui em Angola esta é  a única esquadra  que é  respeitada, e quem manda aqui sou eu”, dizia o comandante de forma deseducada.

Este superintendente da polícia  teria afrouxado quando soube que uma das detidas de nome Rosa Mendes era filha do advogado e líder do PP, David Mendes.  A jovem  Rosa Mendes, foi    presa na porta da Eclésia,  quando  estacionava  a sua  viatura, sem que tivesse  feito parte da manifestação.
Na esquadra, a jovem  se encontrava no andar de cima  quando o comandante Francisco Noticia chamou-lhe para pedir que ela e os outros detidos dessem uma entrevista a TPA, a acusar a oposição neste caso a UNITA e CASA-CE como incentivadora da manifestação anti-governamental.
Depois de ter ficado  mais  sereno, o comandante revelou que apenas estava  a “cumprir ordens superiores” e que aquela acção que pouco dignifica a polícia  nacional não corresponde a vontade dos mesmos.  Fica-se por se saber se a “ordem superior”, para reprimir os manifestantes  partiu do Ministro  Sebastião Martins ou de Ambrósio de Lemos. 
Durante a abortagem da  manifestação,  os agentes da polícia   pontapearam  as zungueiras nos arredores do São Paulo, o que provocou revolta. Pelo menos dois agentes da ordem publica  que se desmarcaram das praticas  de Francisco Noticia, telefonaram para a Radio Despertar dizendo que não concordam com o que se estava a passar. 

Quem também mostrou-se indignada  com o  comportamento de Francisco Noticia  é a comandante de Luanda, Elisabeth Franque “Bety”.  A responsável teve de telefonar para o mesmo a dar bafos   após tomar conhecimento que o seu subordinado   havia se apoderado de um Ipod e de uma maquina de fotografar pertencente  ao jornalista Coque Mukkuta e que fora confiscada quando  este foi detido. 

Francisco Noticia faz parte dos quadros (da linha de Divaldo, Diogo e Jorge Bengue)   formados pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna de Lisboa, a alguns anos atrás. Na capital portuguesa viveu na Linha de Cintra e mostrava-se como um jovem sereno. Figuras que com ele conviveram, mostraram-se indignos ao vê-lo  associados  em  praticas menos boas.

Numa altura que circula um documento secreto a revelar que forças do regime estariam a cooperar com a UNITA, para enfraquecer o regime  fica-se sem saber se Francisco Noticia faz parte destes grupos  ou que se  terá usado a violência contra os jovens para manchar o  nome de Eduardo dos Santos e  ser ligado a repressão.

Não há ainda conhecimento  de que este quadro da policia tenha alguma  vez  se envolvimento em acções de tirar  a vida de  cidadãos como aconteceu no caso "massacre da frescura".  Sabe-se apenas que após a queda de Quim Ribeiro, foi ele a figura chamada a interinar o comando da policia no município de Viana e a bem pouco tempo foi nomeado para exercer funções semelhantes no Sambizanga. Em Viana ficou  com a reputação menos boa por associarem-lhe  num esquema de apropriação de um terreno por detrás da Universidade  Tecnica de Angola (UTANGA).  Desde então  passou a ser jocosamente  tratado pela população como o comandante do “esquadrão da morte”. 
http://club-k.net/index.php?option=com_content&view=article&id=12027:comandante-conotado-ao-esquadrao-da-morte-embaraca-sebastiao-martins-&catid=8:bastidores&Itemid=125

Sem comentários: