sábado, 21 de setembro de 2013

Luanda. SOLTEM OS JOVENS



Imediações do Serpa Pinto, momentos antes da detenção...

A polícia nacional mantém detidos os jovens (6) postos em liberdade nesta sexta-feira, ignorando uma decisão de soltura da juiza do tribunal de polícia, Dra Josefina Pedro.
Alexandre Neto Solombe. Facebook

Os jovens foram surpreendidos pela polícia anti-motim nas imediações do largo Serpa Pinto, onde conversavam com jornalistas que os interpelaram á saída do tribunal.

Depois dos os ter cercado com  um efectivo de pelo menos 50 homens, apesar de exibirem os documentos de soltura emitidos pelo tribunal, a polícia mandou-os subir nas  suas viaturas de transporte de efectivos, levando-os de seguida para o seu quartel central, antes de os transferir para o comando provincial, onde já tinham  pernoitado no dia anterior.

Com os jovens seguiram três jornalistas, um alto funcionário do Estado, este último arrancado do seu escritório pela polícia, acusado de ter registado imagens da acção policial, a partir do gabinete onde funciona (segundo andar).

Entre ameaças de morte e torturas físicas, já no quartel da PIR, os jornalistas foram forçados a revelar os códigos de acesso aos seus equipamentos apreendidos ainda no interior da viatura.

Há mais de 48 horas que (os jovens) não provam qualquer alimento quente


Secretário do Sindicato dos Professores, na sala de audiências do tribunal (imagem possível)



Sem comentários: