sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Luanda. Jornalistas Libertados


por Maka Angola
O jornalista e defensor dos direitos humanos Rafael Marques de Morais foi libertado hoje depois de várias horas sob custódia policial em Luanda. Foram também libertados os jornalistas Alexandre Solombe e Coque Mukuta, correspondente da Voz da América. Permaneciam detidos, no momento de publicação desta notícia, os jovens que foram presos na mesma operação policial.

Os três jornalistas e os jovens foram obrigados a deitar-se de barriga para baixo dentro da carrinha policial em que foram transportados e pisoteados por agentes da Polícia de Intervenção Rápida (PIR). Os materiais de reportagem dos jornalistas, câmaras fotográficas e telemóveis, foram apreendidos e danificados pelos agentes da PIR.

O grupo de detidos foi inicialmente levado para a unidade da PIR e depois transferido para o comando da Direção Provincial da Polícia de Investigação Criminal (DPIC).

A detenção ocorreu hoje, cerca das 16h00, nas imediações do Largo Serpa Pinto perto do Tribunal da Polícia, quando os jornalistas entrevistavam os manifestantes depois de estes terem sido libertados. Os manifestantes haviam sido detidos na Quinta-feira, 19 de Setembro, durante uma tentativa de manifestação anti-governamental.




Sem comentários: