Em Angola julgam-se presos políticos acusados de nenhum crime. Dizem que é um regime democrático que está em pleno gozo das suas funções. A corrupção está no pódio como grande vencedora. A miséria e a fome também. As potências democráticas fecham os olhos e apontam que assim é que é bom, que assim é que se faz a estabilidade em África. Eis a receita do terrorismo do qual a Europa não se consegue desenvencilhar. Quem apoia a corrupção e as suas ditaduras, no fundo também é terrorista sem o saber.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Angola. Transparência Internacional distingue Rafael Marques


Alemanha - O jornalista e ativista angolano dos direitos humanos Rafael Marques vai receber hoje em Berlim o prémio "Integrity Award" atribuído pela Transparency International, uma organização que promove o combate à corrupção.

Fonte: Lusa
Club-k.net

A atribuição da distinção foi justificada pelo "trabalho incansável e corajoso na investigação e denúncia de casos de corrupção em Angola", informou, em comunicado, a Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), representante portuguesa da Transparency International.

O vice-presidente da TIAC, Paulo Morais, reagiu com agrado ao anúncio do prémio, para o qual a organização nomeara o ativista angolano.

No comunicado é citado a afirmar: "Rafael Marques é um exemplo de coragem e integridade. Há anos que faz um trabalho persistente e informado de investigação e denúncia da corrupção que mina o desenvolvimento de Angola e condena o povo angolano a uma vida de pobreza e abusos".

Rafael Marques foi preso em 1999 depois de ter denunciado num artigo de jornal casos de corrupção e desvio de fundos no Governo angolano. Desde então, tem prosseguido as suas investigações, trabalhando vários casos de corrupção e violações de direitos humanos no tráfico de diamantes de sangue ou no setor petrolífero, especificou a TIAC, no seu comunicado.

A Transparency International atribuiu um segundo prémio, ao jornalista chinês Luo Changping, "pela sua coragem ao denunciar a corrupção de um alto oficial do governo chinês", que em consequência veio a ser expulso do partido comunista.

Enviar um comentário