segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Jornal de Angola acusa PGR de Portugal de actuar “fora da lei”


.
Lisboa - O Jornal de Angola saiu em defesa da actuação do ministro português dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete, e de caminho acusou a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, de se ter posto “fora da lei”.

Fonte: Publico

Num artigo de opinião assinado por Álvaro Domingos (na foto), que vários sites angolanos identificam como sendo o pseudónimo de um jornalista que presta assessoria ao director do jornal do regime, o Jornal de Angola sustenta que Machete mais não fez do que “pedir diplomaticamente desculpa (e não desculpas diplomáticas) pelas patifarias cometidas pelo Ministério Público e órgãos de comunicação social contra o vice-presidente angolano, Manuel Vicente, e o procurador-geral da República, João Maria de Sousa” – que, segundo noticiário publicado em Portugal, foram investigados no âmbito de um inquérito-crime aberto pela Procuradoria-Geral da República por fraude fiscal e branqueamento de capitais.
“Ao alimentar manchetes e notícias falsas que têm no centro figuras públicas angolanas, o Ministério Público e a procuradora-geral da República, Joana Vidal, puseram-se fora da lei.”

“E deram esse salto arriscado, para atentarem contra a honra e o bom nome de dois cidadãos que desempenham altas funções no Estado angolano”, opina Álvaro Domingos. Perante tal situação, prossegue o artigo, “é natural que o ministro Rui Machete tivesse vontade de deitar água na fervura”.
O problema é que “a procuradora-geral, Joana Vidal, toda abespinhada, atirou-se ao ministro”, enquanto “os sindicatos dos juízes e do Ministério Público o crucificaram”. Álvaro Domingos lamenta que Rui Machete tenha sido “trucidado” pelos “mais assanhados membros das elites corruptas e caloteiras portuguesas”, que terão aproveitado a ocasião para “lançar a habitual chuva de calúnias contra os dirigentes angolanos, eleitos democraticamente”.
O artigo termina exigindo a Joana Marques Vidal que revele a angolanos e portugueses quem foram os membros do Ministério Público que violaram o segredo de justiça.
A polémica em torno do ministro dos Negócios Estrangeiros surgiu depois de o governante ter, em entrevista a uma rádio angolana, pedido desculpa pelas investigações que o Ministério Público português tem em curso sobre várias figuras daquele país. Diversos dirigentes políticos e analistas pediram já a demissão de Machete, mas o primeiro-ministro, Passos Coelh,o desvalorizou aquilo que considerou poder ter sido "uma expressão menos feliz" do ministro dos Negócios Estrangeiros.
Ministro dos Negócios estrangeiros devia sair do Governo pelo seu pé, defende Marcelo
Marcelo Rebelo de Sousa entende que o primeiro-ministro não tem, neste momento, margem de manobra para demitir o ministro dos Negócios Estrangeiros, pelo que Rui Machete devia sair do Governo pelo seu pé quando a polémica associada às suas declarações sobre Angola se desvanecer.
“Como comentador e como seu amigo aconselho-o a deixar passar este período e a sair daqui a algum tempo pelo seu pé, quando já ninguém esperar que o faça”, diz Marcelo Rebelo de Sousa.
O comentador desvaloriza a reacção do Jornal de Angola aos pedidos de demissão de que Rui Machete tem sido alvo: “A publicação já nos habituou a estas tiradas muito violentas. Mas como o Jornal de Angola não é o Governo angolano, não vale a pena criar um problema diplomático”.

Sem comentários: