quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A Epopeia das Trevas (86). Por esta e a outra hipocrisia Ocidental


O Governo angolano recorda mártires da repressão colonial. Da repressão pós-colonial anterior, actual, permanente não.

Já anunciei que quero alugar o meu coração
os inquilinos pagarão a renda com amor
na minha morada eterna, e não me despojarão
Pagarão pontualmente a renda do meu coração

A nossa loucura tudo esmaga, esvazia os nossos corpos
como monstros lendários em selvas reais

Quem sabe o que está certo ou errado?
Porque não me deixam humedecer no meu cacimbo?

Somos pequenos, grandes actores
no enredo deste interminável filme

Deleito-me a passear nos passeios esburacados
desventrados pelos lodaçais sempre inundados
Os nossos governantes sem itinerários deslocam-se nas rodas
dos ventos ciclónicos, movendo a intempérie para outras rotas
O seu exibicionismo é a corrupção da inteligência
Não há separação de raças porque nas bebedeiras
somos todos iguais
O cinismo e a hipocrisia são a barbárie da sobrevivência humana
entram democratas saem ultra direita
A solidariedade entre nós?!
Ainda estamos a aprender com os ratos
a política cultural

As nossas guerras de libertação petrolíferas, diamantíferas
E nas florestas regadas de petróleo
os bichos deixaram de cantar
Caçam-se para a fome mitigar

Ouvirei sempre a minha doce voz de anjo no céu
Estou muito longe e contudo tão perto dos vossos corações
Não, não desisti tão cedo descontente! Quão difícil é acreditar!
Com tanto amor que não tive e agora tenho no céu
o que nunca tive na terra

As minhas lágrimas não são de desespero
são de ódio ancestral ainda subjugadas
por esta e a outra hipocrisia Ocidental

Pareceu-me ouvir as vozes dos anjos no céu
a chamarem-me para debaixo da terra
Dificilmente tentei sempre andar em cima dela
E facilmente consegui para sempre nela debaixo ficar
Na paz eterna que não me souberam dar

Acompanhem-me como se fosse a minha última festa
Chegaremos à morada eterna que neste dia encontrei
Sentirão os meus últimos sorrisos
porque me vinguei da vida com a morte

Não me lamentem, o vosso dia não tardará!

Imagem: Construção chinesa no Uíge, http://1.bp.blogspot.com/_

Sem comentários: